Gerais

Dois filhotes de tucano são resgatados em Betim

Os animais serão entregues ao Ibama e serão devolvidos à natureza

Dois filhotes de tucano, um da espécie silvestre e outro da Amazônia, foram encontrados na manhã de domingo no entorno da Lagoa Várzea das Flores, em Betim, na região metropolitana, e no Bairro Vila Clóris, na Região Norte da capital. Por não haver plantão do Ibama nos fins de semana e feriados, as aves foram entregues ao veterinário Fernando Pinto Pinheiro, voluntário da Polícia de Meio de Ambiente, que abriga animais em sua clínica no Bairro Eldorado, em Contagem.


Os tucanos serão entregues nesta segunda-feira ao Ibama e serão devolvidos à natureza. Uma coruja caburé também foi entregue no domingo ao veterinário pela Prefeitura de Contagem. Ela foi apreendida no Parque Ecológico do Eldorado por comer ovos de outros pássaros. Também será entregue ao Ibama um casal de filhotes de quati achado sexta-feira em Mateus Leme.

O tucano da Amazônia chama a atenção pelas suas cores vistosas e bico desproporcional. O serralheiro Diogo Ramos de Oliveira, de 24 anos, morador da Rua dos Sabiás, no Vila Clóris, conta que estava saindo para ir à padaria quando se surpreendeu com a ave no portão da sua casa. "Eu telefonei para a PM e eles me passaram o telefone da Polícia Meio Ambiente", disse o serralheiro. Na região, segundo ele, mora um casal de tucano, por haver um parque ecológico nas proximidades, mas o da Amazônia o surpreendeu pela beleza. "Recebei até proposta de gente querendo comprá-lo por R$ 3 mil, mas o lugar dele é na natureza e não em cativeiro", disse Diogo. Segundo o veterinário, a ave deve ter seis meses de vida e possivelmente escapou de algum criatório clandestino, por ser muito manso.