Jornal Estado de Minas

Especialistas em prevenção à dependência química causada por drogas se reúnem em BH

Especialistas em prevenção à dependência química causada por drogas se reúnem na quinta-feira, em Belo Horizonte, no 1º Seminário Estadual de Prevenção do Uso de Drogas. O evento, idealizado pelos coordenadores do Programa Papo Legal – diálogos comunitários para a prevenção do uso e abuso de Drogas, e promovido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, por intermédio da Subsecretaria de Políticas Antidrogas, vai reunir mais de 500 pessoas, entre os quais dependentes químicos e suas famílias.



Ronaldo Viana, superintendente técnico da Oscip Terra da Sobriedade e coordenador geral do Programa Papo Legal, explica que, além de debater questões ligadas à prevenção, ao final será elaborado um documento com sugestões de diretrizes de políticas públicas para o setor, que serão encaminhadas ao governo estadual por meio da Subsecretaria Antidrogas. “Este é o momento em que vamos reunir as boas práticas, os valores potenciais de combate ao uso e abuso de drogas, coletados ao longo do programa, que vem sendo desenvolvido em sete áreas desde março do ano passado”, explica.

No seminário, uma presença internacional está confirmada. Pela manhã, o professor George de Leon, doutor em Psicologia, especialista no tratamento da dependência química e fundador e diretor do Center for Therapeutic Community Research, de Nova York, participa do debate do tema “A prevenção do uso de drogas no contexto das redes sociais”.

No início da tarde, o tema a ser discutido será “A Participação da Sociedade Civil na Formulação de Políticas Públicas sobre Drogas”, com a participação de Aloísio Andrade, presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Márcia Cristina Alves, supervisora do termo de parceira do Papo Legal, e Tomáz de Aquino Rezende, procurador de Justiça e escritor.



Os resultados do Programa Papo Legal também serão debatidos no seminário, com a participação dos representantes das comissões locais de prevenção do projeto. E, para encerrar, o último debate vai discutir as diretrizes para as políticas públicas estaduais de prevenção, com a participação do deputado federal eleito Eros Biondini, subsecretário de Políticas Antidrogas de Minas, e o professor e psicólogo Lúcio Mauro dos Reis, assessor de Políticas Públicas do Programa Papo Legal.

PROJETO

O Papo Legal é um programa do governo estadual, executado pela Secretaria de Esportes e da Juventude, por meio da Subsecretaria de Políticas Antidrogas, em parceria com a Oscip Terra da Sobriedade. O objetivo é a integração e fortalecimento de uma rede social de prevenção ao uso e abuso de drogas por meio de articulação entre governo e organizações da sociedade civil.

A ação do programa é essencialmente comunitária e preventiva. Aborda a questão do uso de drogas a partir da identificação dos fatores de risco que o favorecem, além do reconhecimento, da valorização e da articulação dos fatores de proteção que evitam ou dificultam o uso de entorpecentes, tabaco, álcool e drogas. O Papo Legal está atualmente empenhado na criação da Rede Estadual de Prevenção. Por ser um projeto-piloto, foram indicadas pelo governo sete localidades para o início das ações: em Belo Horizonte, as regionais Pampulha, Norte e Venda Nova, além das cidades de Betim, Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Santa Cruz de Minas.

Participe

O 1º Seminário Estadual de Prevenção do Uso de Drogas ocorre no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Avenida João Pinheiro, 100, Centro de Belo Horizonte