Jornal Estado de Minas

Projeto de lei que proíbe trotes violentos e bullying nas escolas caminha na Câmara de BH

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri
Belo Horizonte pode estar mais perto de ter um controle rígido sobre proteção, defesa e reparação dos direitos humanos. Duas comissões da Câmara Municipal de BH aprovaram, em segundo turno, o Projeto de Lei (PL) 596/09 que cria o Programa BH Trote Solidário e Cidadão e proíbe trotes violentos e bullying. Também foi aprovado o PL 623/09, que institui o Conselho Municipal dos Direitos Humanos.
O PL 596/09 sugere a capacitação de professores para prevenir e identificar possíveis casos de bullying, o apoio às vítimas das agressões e o envolvimento da família no combate à violência nas escolas. O projeto, aprovados pelas comissões de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, ainda depende do parecer das equipes de Educação, Ciência, Tecnologia, Desporto, Lazer e Turismo para seguir para a apreciação final dos vereadores em plenário.

Já o conselho proposto pelo PL 623/09 deverá receber e encaminhar denúncias de qualquer pessoa ou entidade referentes ao desrespeito a direitos individuais e coletivos. O PL ainda vai passar pelas comissões de Administração Pública e Orçamento e Finanças antes da avaliação do Plenário.