Centenas de estudantes fecharam a Avenida Amazonas e complicaram o trânsito no Centro, nesta manhã. Eles gritaram carregando faixas e bandeiras - Foto: Marcelo Santos/EM/DA PressEstudantes de Belo Horizonte ocuparam a Praça Sete no Centro de Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira, em mais um protesto. De acordo com o presidente da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande Belo Horizonte (AMES-BH), Gladston Reis, mesmo com a aprovação do meio-passe, na última segunda-feira, os alunos querem que o benefício atenda a todos os estudantes da capital.
O texto da lei aprovada pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB) prevê que o benefício será concedido, preferencialmente, a jovens matriculados no ensino médio que residam a mais de um quilômetro da escola e cujas famílias sejam atendidas em programas sociais da prefeitura.
O prefeito agora o prazo de até 60 dias para discutir a regulamentação da lei com os estudantes, que passa a valer a partir da sua publicação no Diário Oficial do Município (DOM).
Além do meio-passe, estudante reivindicam auditorias em empresas de ônibus e redução dos preço das passagens. Segundo Gladston Reis, além de ocupar o Centro da cidade, centenas de estudantes pularam roletas de coletivos que atendem grandes corredores de BH, como Avenida Antonio Carlos, Cristiano Machado e Amazonas. O protesto já estava marcado, esse alunos que organizaram o ato dentro dos coletivos vão ao encontro dos outros manifestantes na Praça Sete.