Jornal Estado de Minas

Estudantes de BH ocupam Praça Sete em novo protesto

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri
Centenas de estudantes fecharam a Avenida Amazonas e complicaram o trânsito no Centro, nesta manhã. Eles gritaram carregando faixas e bandeiras - Foto: Marcelo Santos/EM/DA Press
Estudantes de Belo Horizonte ocuparam a Praça Sete no Centro de Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira, em mais um protesto. De acordo com o presidente da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande Belo Horizonte (AMES-BH), Gladston Reis, mesmo com a aprovação do meio-passe, na última segunda-feira, os alunos querem que o benefício atenda a todos os estudantes da capital.

O texto da lei aprovada pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB) prevê que o benefício será concedido, preferencialmente, a jovens matriculados no ensino médio que residam a mais de um quilômetro da escola e cujas famílias sejam atendidas em programas sociais da prefeitura.

O prefeito agora o prazo de até 60 dias para discutir a regulamentação da lei com os estudantes, que passa a valer a partir da sua publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

Além do meio-passe, estudante reivindicam auditorias em empresas de ônibus e redução dos preço das passagens. Segundo Gladston Reis, além de ocupar o Centro da cidade, centenas de estudantes pularam roletas de coletivos que atendem grandes corredores de BH, como Avenida Antonio Carlos, Cristiano Machado e Amazonas. O protesto já estava marcado, esse alunos que organizaram o ato dentro dos coletivos vão ao encontro dos outros manifestantes na Praça Sete.

Você é a favor do meio-passe para estudantes?