O número de notificações da dengue não para de crescer em Belo Horizonte. De acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, em uma semana foram registrados 230 casos suspeitos da doença. Até esta quarta-feira, 1.465 foram notificados na capital mineira.
Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 148 casos foram confirmados, 524 foram descartados e 793 ainda aguardam resultado de exames. A Região Norte apresenta o maior número de casos com 29 confirmações. Em seguida vêm as regiões do Barreiro e Noroeste, com 20 casos confirmados cada uma.
A Secretaria de Saúde de Minas (SES), já confirmou uma morte por dengue com complicação em Januária, no Norte de Minas.
De portas fechadas
A secretaria intensificou as ações de combate a doença em imóveis onde os Agentes de Combate a Endemias não conseguem acesso. Nesta quarta-feira, foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM), os endereços de 10 imóveis na Região do Barreiro que podem ser alvo de entrada forçada caso os proprietários não procurem a administração regional.
Depois de 24 horas da publicação, um agente vai até o local e coloca uma notificação no portão, avisando sobre a dificuldade de entrar no imóvel. Depois de notificado, o proprietário tem mais 24h para entrar em contato com a Gerência de Zoonoses para resolver o problema.
Revista em quadrinhos
Uma revista em quadrinhos foi lançada nesta quarta-feira para ajudar na conscientização dos funcionários da construção civil no enfrentamento aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Intitulada "O caso da rua que não tinha dengue", a peça foi escrita e ilustrada por Celton – pseudônimo adotado por Lacarmélio Araújo, artista conhecido nas ruas da capital por vender suas próprias revistas.
A produção do material é fruto de uma parceria firmada desde 2009 entre o setor da construção civil e a Secretaria Municipal de Saúde. Os 15 mil exemplares serão distribuídos durante palestras e vistorias preventivas. O lançamento ocorrerá em uma obra no Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul da capital.