Jornal Estado de Minas

Blitzes e plantões

Região Metropolitana de BH intensifica ações de combate a dengue

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri
A Região Metropolitana de Belo Horizonte intensifica as ações de combate a dengue com blitzes educativas contra a doença. De 4 a 8 de março a Prefeitura de Nova Lima começa plantões da Vigilância em Saúde para denúncias e atendimento em estandes com informações de combate ao Aedes aegyti. O Bloco Arrastão da Dengue vai animar o carnaval da cidade durante o feriado, percorrendo as principais ruas nos turnos da manhã e da tarde.
O objetivo é informar os foliões sobre as formas de prevenção, sinais e sintomas da dengue. O resultado do último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti – LIRAa, realizado em janeiro, mostrou que Nova Lima está em situação de alerta com índice de 3,6 % de infestação, sendo até 1% o aceitável pelo Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Contagem também promove ações para alertar a população sobre a dengue. Como parte da campanha “Vamos deixar Contagem livre da dengue”, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Transcon, realiza blitzes entre 1 e 4 de março, de 9 às 11h e de 14h30 às 16h30.

Durante as blitzes, três agentes de saúde vão distribuir panfletos educativos e colar nos carros o adesivo “Eu faço minha parte para deixar Contagem livre da Dengue". A proposta, além de envolver a população no combate à dengue, é ampliar as ações de prevenção no município.