A alegria do carnaval tem sido ofuscada pela violência nas estradas mineiras desde o início do feriadão de carnaval, na sexta-feira. Até o início da manhã deste domingo, pelo menos 21 pessoas morreram em acidentes nas rodovias que cortam o estado, mais perigosas por causa da combinação da chuva e grande quantidade de veículos.
A Polícia Rodoviária Federal também registrou um grave acidente na madrugada deste domingo na BR-040, em Congonhas. Conforme a PRF, um carro e um caminhão bateram na altura do km 614. Uma pessoa ainda não identificada morreu no local.
Entre os acidentes mais graves registrados desde o início do feriado, um criança de 1 ano e 8 meses morreu, na noite de sexta-feira, num acidente na BR-383, em Minduri, no Sul de Minas. O motorista de um Gol tentou ultrapassar uma carreta e perdeu o controle do veículo. O carro capotou, saiu da pista e caiu numa altura de 10 metros. O Gol ainda bateu num poste, no fim do barranco, o que provocou o incêndio do veículo. A menina, Vital da Silva Braga, morreu carbonizada, outras três pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros.
Na manhã de sábado, o acidente mais grave foi em Monte Alegre. Cinco jovens com idade de 18 anos morreram no começo da noite de sexta numa batida no km 601 da BR-365, entre Uberlândia e Monte Alegre, no Triângulo Mineiro. Eles viajavam num veículo Gol, com placas de Franca (SP), em direção a Ituiutaba, na mesma região, quando o motorista perdeu o controle da direção, invadiu a contramão e bateu de frente em dois caminhões.