O tremor de terra sentido na cidade de Montes Claros, no Norte de Minas, na noite de sábado, atingiu 3,2 graus na escala Richter, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). Por volta das 20h30, os moradores da região ouviram um estrondo e, em seguida, a terra tremeu. Assustadas, muitas pessoas saíram às ruas para ver o que havia acontecido. Até o fim da noite de sábado, o Corpo de Bombeiros de Montes Claros não registrou vítimas
O abalo foi mais forte que os dois de setembro do ano passado. Na época, segundo o observatório da UnB o primeiro tremor aconteceu às 13h55min12s, com magnitude 2.7 graus na escala Richter. o segundo abalo foi às 14h35min15, com magnitude de 2.3 graus.
Segundo especialista, tremores podem aumentar
Segundo o chefe do Observatório Sismológico da UnB, Lucas Barros, apesar de ser de magnitude baixa, o efeito provocado pelo tremor de sábado provoca susto por duas variáveis: a proximidade com a cidade a profundidade do epicentro do abalo sísmico, que foi muito raso.
O especialista ainda não descarta a possibilidade de que outros tremores ocorram na região. “Existe uma fonte sismogênica na área de Montes Claros e os tremores podem aumentar ao longo do tempo, embora seja pouco provável”, afirma Barros.