Leia Mais
Ex-prefeito de Curitiba vai planejar urbanização da última fronteira verde de BHCâmara vai apreciar operação no IsidoroSob os termos de uma lei especial, o poder público mudou os parâmetros de urbanização da área e coordena, com a participação dos empreendedores, medidas para melhorar a infraestrutura, serviços básicos e a proteção ao meio ambiente. Com isso, o Isidoro, que antes era uma região voltada para chácaras, recebeu o aval para abrigar cerca de 70 mil apartamentos, com população estimada de 300 mil habitantes. Em contrapartida, os proprietários se comprometem a dotar a área de infraestrutura e equipamentos públicos, num investimento total de R$ 1,07 bilhão.
Projetos
Há previsão de construção na rgião de 14 centros de saúde, 16 unidades municipais de educação infantil (Umeis), 21 escolas de ensino fundamental e oito do ensino médio, dois centros profissionalizantes, 17 terminais de embarque e desembarque de ônibus, um terminal de integração de transporte, dois auditórios, além da sede de administração regional. Dois parques, um com 500 mil metros quadrados e outro com 2,3 milhões de metros quadrados, estão previstos no projeto do Isidoro.
Já a estrutura viária principal planejada corresponde à Via 540, que liga a Cristiano Machado à MG-020, em direção à Santa Luzia, na Grande BH, e à Norte-Sul, futura ligação entre o Anel Rodoviário e o Bairro Jaqueline, cortando o Isidoro. De responsabilidade da prefeitura e com verba de R$ 8 milhões prevista no orçamento do município para este ano, há possibilidade de que os empreendedores assumam os projetos executivos da via. “Devido ao curto prazo para construirmos e da dificuldade da prefeitura em licitar, temos interesse em contratar todos os projetos das vias que formos executar”, adianta o gerente de negócios da Direcional Engenharia, Renato Michel, uma das empresas que vão investir na área.