Cerca de 90 famílias tiveram que serem retiradas de três ilhas do Rio São Francisco, nesta segunda-feira, em Pirapora, na Região Norte de Minas, depois que tiveram suas casas inundadas. De acordo com a Defesa Civil Municipal de Pirapora, o rio subiu quatro metros acima do seu nível normal. Além das chuvas na região, a cheia foi provocada pela abertura das comportas da usina hidrelétrica de Três Marias pela Cemig.
A inundação começou por volta das 4h30, quando as águas invadiram as ilhas do Coqueiro, Pimenta e Marambaia, situadas nas proximidades da área urbana de Pirapora. As famílias foram retiradas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, com o apoio da Capitania dos Portos (Marinha). Além de móveis e utensílios, também foi necessária a remoção dos pequenos animais dos moradores, que recorrem as ilhas para manter pequenas plantações, de onde retiram o sustento.
O coordenador de Defesa Civil de Pirapora, Jair Gomes, disse que as famílias desabrigadas foram levadas para as casas de parentes, Ginásio Poliesportivo e Parque de Exposições de Pirapora. Segundo Gomes, além da abertura das comportas da usina de Três Marias, o volume de água no Rio São Francisco aumentou devido a uma forte chuva que castigou a Região de São Gonçalo do Abaeté, na Região Noroeste do Estado, no último fim de semana.