A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que mata, em média, 13 brasileiros por dia. Para alertar a população para a importância do diagnóstico precoce e de seguir o tratamento conforme recomendado, comemorou-se ontem o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.
Em 2010, cerca de 700 casos novos da doença surgiram em Belo Horizonte. Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Maria das Graças Rodrigues de Oliveira, esses números representam 83% dos casos estimados da tuberculose na capital.
“O percentual preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 70%. O grande problema é o abandono do tratamento. Isso porque ele é prolongado e dura em média seis meses. A questão é que, com um mês, o paciente já se sente melhor e abandona. Entre os que mais resistem estão usuários de drogas e álcool, moradores de rua, portadores de doença mental e pessoas que moram sozinhas”, afirma a coordenadora.