Além dos riscos enfrentados por motoristas e passageiros nas rodovias federais de pistas simples e sem divisória central que cortam Minas, eles terão de dobrar a atenção durante este feriado da semana santa em trechos considerados críticos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os principais problemas são buracos no asfalto, sinalização precária, erosão no acostamento, pontes interditadas e obras que causam retenções.
Na BR-381, além do traçado sinuoso no trecho de 108 quilômetros entre Belo Horizonte e João Monlevade, na Região Central, chamado de Rodovia da Morte, com grande circulação de veículos de carga, há buracos entre os kms 252,5 e 271,7, em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço. O problema se repete até o km 310,8, próximo ao acesso a Santa Maria de Itabira, na mesma região.
O tráfego de carretas também é pesado em toda a extensão da BR-116, de Realeza (distrito de Manhuaçu) à divisa com a Bahia, trecho bastante sinuoso. Há obras e erosões entre Catuji e Itambacuri, no Vale do Mucuri, e Iapu, no Vale do Rio Doce, e Além Paraíba, na Zona da Mata. Na BR-040, entre BH e Brasília, os dramas enfrentados são buracos na pista próximo ao trevo de Felixlândia e obras de duplicação de Curvelo a Sete Lagoas. A sinalização é precária em Conselheiro Lafaiete, na outra ponta da rodovia, entre a capital e o Rio de Janeiro.
Além da ponte sobre o Rio das Velhas, no km 455 da BR-381, em Sabará, na região metropolitana, que foi interditada, o Dnit informa que o tráfego de veículos está interrompido ou restrito em algumas pontes da BR-135: nos kms 417,4; 421,6; 433, 464,8 e km 527, entre Montes Claros e Curvelo.
Campanha
Por causa da interdição da ponte sobre o Rio das Velhas, a panfletagem que marcaria o lançamento da campanha Acenda os faróis – dê uma luz para a vida, criada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), não foi feita na tarde de ontem, no posto da corporação da BR-381, em Sabará, como estava previsto. O chefe da Comunicação Social da PRF, inspetor Aristides Júnior, não informou se haverá distribuição dos informes durante a semana santa.
O objetivo é incentivar os motoristas a trafegarem com os faróis dos veículos acesos, inclusive durante o dia, até domingo. Além de melhorar a visualização entre os automóveis, contribuindo para a redução dos riscos de acidentes, os faróis terão um valor simbólico, mostrando envolvimento no esforço pela queda dos acidentes de trânsito.
O procedimento, no entanto, é obrigatório por lei em Minas. Em 1º de julho de 1997, o então governador Eduardo Azeredo sancionou a Lei 12.558, de autoria de Ronaldo Vasconcelos, ex-deputado estadual, estabelecendo a obrigatoriedade de trafegar com os faróis ligados durante todo o dia nas rodovias estaduais – a norma não é válida para as BRs. O condutor que descumprir a regra está sujeito a multa de 25 unidades fiscais de referência (Ufirs).