O fechamento da ponte sobre o Rio das Velhas, na BR-381, em Sabará, provocou transtornos nas BR-040, até a altura do trevo para Ouro Preto, e na 356, que dá acesso a essa cidade e seria alternativa a quem viaja para o Vale do Aço, Leste mineiro e Espírito SantoO prejuízo maior ficou com os caminhoneiros, proibidos de circular na 356 entre as 7h e as 15h dessa quinta-feira, por causa das solenidades do 21 de AbrilA falta de sinalização e avisos irritou ainda mais os motoristas de carga pesada
Muitos profissionais foram surpreendidos com a proibiçãoDesde a saída da capital até o primeiro posto de controle montado pela PMRv, no km 29 da 356, em frente ao condomínio Alphaville, em Nova Lima, na região metropolitana, não havia qualquer indicação sobre a medidaUm caminhoneiro, bastante irritado, chegou a sugerir aos colegas, sem sucesso, que atravessassem as carretas na pista como forma de protesto“Vou perder duas viagens hoje, mais ou menos R$ 150Isso não tinha que acontecer.”, criticou André Célio Domingues, de 29 anos, que esperava havia quatro horas para seguir viagem rumo a João Monlevade, na Região Central
Um comboio de cinco caminhões estava parado, às 6h, na margem da rodoviaNenhum dos condutores, que àquela hora preparavam o café da manhã, sabia do vetoPor já estarem na BR, acreditavam que seguiriam viagem normalmente
Com a ponte do Rio da Velhas fechada, veículos de carga que passariam pela BR-381 ficaram obrigados a rumar para a BR-040, sentido Rio de Janeiro, para então pegar a BR-356, em direção a Ouro Preto/Mariana, na Região Central, uma volta que acrescenta cerca de 80 quilômetros ao percurso original, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv)
Sem alerta
Em menos de uma hora de operação, duas dezenas de caminhões já estavam estacionados nas vias marginais do km 29Às 11h, aproximadamente 70 deles aguardavam em postos de combustíveis e acostamentos ao longo da BR-356, no trecho até Ouro Preto, parados por um dos seis bloqueios armados pelos patrulheirosNuma medição feita pela reportagem do Estado de Minas entre as 8h40 e as 9h10, em média, a cada dois minutos, um veículo de carga entrava na rodovia sem saber da suspensão do tráfegoÀ reportagem, caminhoneiros entrevistados disseram não ter conhecimento da proibição, apenas do desvioA passagem era permitida somente em casos excepcionais, como um de transporte de oxigênio para hospitais, e a caminhões a serviço das minerados instaladas no percurso
Além dos caminhões, o desvio por Ouro Preto foi a opção escolhida por muitos motoristas de carros que normalmente seguiriam pela BR-381A sobrecarga foi sentida na BR-040, principalmente entre o Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, e o trevo que dá acesso à rota alternativaApesar de não apresentar paralisação, os carros andavam em velocidade reduzidaPara piorar a situação, batidas leves agravaram a lentidão, o que afetou quem tinha como destino cidades do litoral fluminenseNa BR-356, em Cachoeira do Campo, a 18 quilômetros de Outro Preto, automóveis formaram uma fila de 10 quilômetros devido aos quebra-molas e ao estreitamento de pista com as carretas estacionadas
Segundo a PMRv, durante a manhã foi registrada apenas uma batida leve entre dois carros na BR-356De acordo com o major Aguinaldo Barros, por se tratar de plano emergencial, não houve tempo hábil para instalar a sinalização informando os motoristas sobre a restrição ao tráfego de caminhões, que vigoraria só na quinta-feira.