Uma empresa mineira deve ser contratada na próxima semana para dar início à construção da ponte no Rio das Velhas, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte, em substituição à que cedeu na quarta-feira, interrompendo totalmente o trânsito na regiãoSegundo o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hideraldo Caron, a nova ponte será mista, metálica e de concretoA demolição da ponte abalada e a construção da nova está orçada em cerca de R$ 40 milhões e vai antecipar parte do projeto de duplicação da BR-381A montagem de uma passarela para pedestres também será definida nos próximos diasEm princípio, a passarela será construída pelo Exército, mas, se o prazo a ser apresentado pelos militares não for razoável, uma empresa pode ser contratada em caráter emergencial, com dispensa de licitaçãoO Dnit quer a passarela pronta em até duas semanas
Hideraldo Caron veio de Brasília para acompanhar as vistorias na ponteMais cedo, o superintendente do órgão, Sebastião Donizete, já havia visitado o local com técnicosA partir de hoje, a estrutura será monitorada de hora em hora com um equipamento de topografia, para avaliar os reais riscos de a ponte ruirAs análises técnicas comprovaram que está tudo comprometido e que a demolição não poderá ser feita por implosão, por causa da falta de autorização ambiental
“Concluímos as avaliações técnicas para saber se havia a possibilidade de recuperar a estrutura, mas ela não poderá ser reaproveitada
Protesto
Durante a visita do representante do Dnit, moradores da região fizeram um protesto e quiseram saber o que será feito de imediato para resolver o problema de acesso, uma vez que a nova ponte demorará a ficar prontaQuestionado sobre alternativas mais viáveis e menos distantes, Caron anunciou que o Dnit avalia o aproveitamento de uma estrada de terra próximo ao localEle não soube precisar o trajeto e disse que a via precisaria se asfaltada
“O Exército vai fazer uma avaliação para tentar construir uma passarelaNão temos como esperar um ou dois meses
A nova ponte e seus acessos serão elevados em um metro de altura, já como determinação do projeto de duplicação da rodoviaA previsão da obra é de no máximo seis mesesNo futuro, a ponte será uma via de mão única e outra será construída para atender motoristas no sentido contrárioSegundo Caron, uma possível erosão no fundo do Rio das Velhas pode ter deixado os pilares sem sustentação“Nos últimos 20 anos fizemos três recuperações nesta ponte, inclusive nos pilares de infraestruturaAs vigas colocadas em nossa última obra garantiram a sustentação da ponte até agora.”