Jornal Estado de Minas

Pontes metálicas só serão montadas na BR-381 em dois meses

Dnit prevê prazo de até dois meses para montagem, pelo Exército, de estruturas metálicas provisórias na BR-381 ao lado de travessia danificada, que começa a ser demolida quarta-feira

Thobias Almeida

Depois da preparação do terreno, as instalações provisórias serão montadas do lado esquerdo da ponte condenada, no sentido BH-João Monlevade - Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press


O suplício dos motoristas e moradores afetados pela interdição da ponte no Rio das Velhas, no km 454 da BR-381, em Sabará, na Grande BH, pode prolongar-se por até dois mesesEste é o prazo estimado para que as duas pontes metálicas provisórias estejam montadas para receber o fluxo de veículos da rodoviaA previsão ainda não é oficial, mas foi repassada pelo engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Alexandre de OliveiraNessa quinta-feira, oficiais e técnicos do Exército deram início aos estudos para a instalação das pontesNa quarta-feira, segundo o Dnit, começa a demolição da estrutura condenadaA estimativa é que 50 mil veículos passem pelo trecho diariamente

De acordo com o Exército, a montagem das pontes, uma em cada sentido da rodovia, demanda de 15 e 20 diasO prazo máximo é de 60 dias, que representa um terço do tempo total de construção da nova ponte, estimado em seis meses, advém da irregularidade topográfica e do solo arenoso onde as estruturas metálicas serão instaladasElas ficarão do lado esquerdo da ponte interditada, tendo como referência o sentido BH-João MonlevadeO Dnit terá de aterrar as duas margens do rio, além de providenciar as bases de concreto sobre as quais as pontes serão apoiadas

“É um trabalho complexo

Teremos de fazer os blocos de fundação para receber as pontes, os encabeçamentos destes aterros, a pavimentação, sinalização e drenagem do desvioImagino que entre 45 e 60 dias teremos condições de trazer o tráfego para cá”, calcula Alexandre OliveiraMilitares e técnicos do Dnit concordaram que a montagem da ponte provisória pode ocorrer ao mesmo tempo que o trabalho na estrutura ao lado

O engenheiro adianta que a pista alternativa, com as passagens provisórias, terá 800 metrosUm veículo que chegar a Belo Horizonte pela BR-381 pegará o desvio logo antes da ponte interditada, cruzará o primeiro aterro, passará pela ponte metálica e pelo segundo aterro, retornando à rodovia logo antes do viaduto da linha férrea, cuja estrutura não sofreu abalos“A principal dificuldade é a capacidade de suporte das margensTemos aqui um tipo de solo arenoso”, analisa o tenente-coronel Vladimir Pires Pinto, do 4º Batalhão de Engenharia de Combate de Itajubá, no Sul de Minas

Recursos

O superintende regional do Dnit, Sebastião Donizete, explica que o órgão está prestes a fechar o contrato que englobaria a demolição da ponte, a construção da nova e os trabalhos necessários para a instalação da via de ligação metálica, além de uma passarela em substituição à passagem provisória feita pelo militaresAs pontes metálicas são exclusivas para o tráfego de veículos“Esses casos se encaixam no quadro de emergência
Já existe o crédito extraordinário liberado em BrasíliaPedimos reserva de R$ 30 milhõesAgora, vamos fechar o valor dessa nova etapa”, informa o superintendente

Técnicos da Cemig estiveram no local para avaliar se uma rede de média tensão, que passa a oito metros do solo e está a 28 metros do local, poderia impedir a instalação das pontes metálicasOs funcionários informaram a rede necessita de uma margem de segurança de cinco metros, o que, na avaliação dos engenheiros, não prejudica os trabalhosOs técnicos informaram ainda que a empresa energética começa hoje a instalar uma nova rede de iluminação em toda a área.