O suplício dos motoristas e moradores afetados pela interdição da ponte no Rio das Velhas, no km 454 da BR-381, em Sabará, na Grande BH, pode prolongar-se por até dois mesesEste é o prazo estimado para que as duas pontes metálicas provisórias estejam montadas para receber o fluxo de veículos da rodoviaA previsão ainda não é oficial, mas foi repassada pelo engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Alexandre de OliveiraNessa quinta-feira, oficiais e técnicos do Exército deram início aos estudos para a instalação das pontesNa quarta-feira, segundo o Dnit, começa a demolição da estrutura condenadaA estimativa é que 50 mil veículos passem pelo trecho diariamente
De acordo com o Exército, a montagem das pontes, uma em cada sentido da rodovia, demanda de 15 e 20 diasO prazo máximo é de 60 dias, que representa um terço do tempo total de construção da nova ponte, estimado em seis meses, advém da irregularidade topográfica e do solo arenoso onde as estruturas metálicas serão instaladasElas ficarão do lado esquerdo da ponte interditada, tendo como referência o sentido BH-João MonlevadeO Dnit terá de aterrar as duas margens do rio, além de providenciar as bases de concreto sobre as quais as pontes serão apoiadas
“É um trabalho complexo
O engenheiro adianta que a pista alternativa, com as passagens provisórias, terá 800 metrosUm veículo que chegar a Belo Horizonte pela BR-381 pegará o desvio logo antes da ponte interditada, cruzará o primeiro aterro, passará pela ponte metálica e pelo segundo aterro, retornando à rodovia logo antes do viaduto da linha férrea, cuja estrutura não sofreu abalos“A principal dificuldade é a capacidade de suporte das margensTemos aqui um tipo de solo arenoso”, analisa o tenente-coronel Vladimir Pires Pinto, do 4º Batalhão de Engenharia de Combate de Itajubá, no Sul de Minas
Recursos
O superintende regional do Dnit, Sebastião Donizete, explica que o órgão está prestes a fechar o contrato que englobaria a demolição da ponte, a construção da nova e os trabalhos necessários para a instalação da via de ligação metálica, além de uma passarela em substituição à passagem provisória feita pelo militaresAs pontes metálicas são exclusivas para o tráfego de veículos“Esses casos se encaixam no quadro de emergência
Técnicos da Cemig estiveram no local para avaliar se uma rede de média tensão, que passa a oito metros do solo e está a 28 metros do local, poderia impedir a instalação das pontes metálicasOs funcionários informaram a rede necessita de uma margem de segurança de cinco metros, o que, na avaliação dos engenheiros, não prejudica os trabalhosOs técnicos informaram ainda que a empresa energética começa hoje a instalar uma nova rede de iluminação em toda a área.