(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Patrimônio mineiro

Igreja de Ouro Preto é uma das sete maravilhas de origem portuguesa

Igreja São Francisco de Assis da Penitência recebe agora destaque de prêmio dado há dois anos para celebrar com os 300 anos de elevação a vila. Dia 29, cidade revive tradição secular


21/05/2011 08:14 - atualizado 21/05/2011 10:42

Localizado no Centro Histórico, templo religioso é um clássico do barroco, tem traço de Aleijadinho e pinturas de mestre Ataíde
Localizado no Centro Histórico, templo religioso é um clássico do barroco, tem traço de Aleijadinho e pinturas de mestre Ataíde (foto: NunoViana/Divulgação/Prefeitura de Ouro Preto )
 

No ano em que comemora 300 anos de elevação a vila, Ouro Preto, na Região Central de Minas, mostra a moradores e visitantes o reconhecimento internacional para um dos seus monumentos mais importantes. Na noite fria de ontem, a Igreja de São Francisco de Assis da Penitência, no Largo de Coimbra, que tem projeto arquitetônico de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814), e pinturas de Manuel da Costa Ataíde (1762-1830), recebeu oficialmente a certificação como uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo (ver o quadro). No Brasil, destaque semelhante só para o Convento de São Francisco e da Ordem Terceira, de Salvador (BA).

O prêmio é resultado de votação na internet feita em 2009, mas está sendo entregue somente agora, de acordo com as autoridades municipais, para coincidir com a comemoração do tricentenário de Vila Rica e 313 anos da cidade. A solenidade oficial na igreja que começou a ser erguida em 1766 e é um dos pontos mais visitados do Centro Histórico fez parte da 9ª Semana de Museus, que destaca este ano o Museu de Aleijadinho, além das igrejas de São Francisco e de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias.

Bem cultural tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a igreja está na área reconhecida como patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Chiquinho de Assis, o prêmio destaca o valor histórico e patrimonial e representa muito para o município, pois dá mais visibilidade ao destino Ouro Preto no cenário turístico internacional.

“Trata-se de um reconhecimento para o povo ouro-pretano, que tem grande ligação com a Igreja de São Francisco de Assis. Ela é uma pérola do estilo rococó e une o traço de Aleijadinho às pinturas do mestre Ataíde”, disse o secretário. Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo é uma lista de construções edificadas por Portugal em outras partes do mundo, com o apoio do Instituto Português do Património Arquitectónico (Ippar) e dos ministérios da Educação e da Cultura de Portugal. O comissário da organização do evento é o ex-comissário europeu António Vitorino. Também ontem foi concedida a medalha Cônego José Feliciano Simões, em memória da ação do pároco que lutou em defesa do patrimônio histórico e artístico de Ouro Preto. A cada dois anos, são homenageadas personalidades que contribuíram de forma efetiva para os museus do município.

A Igreja de São Francisco de Assis começou a ser erguida em 1766, com projeto arquitetônico de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, responsável também pelo risco da portada, púlpitos, retábulo-mor, lavabo e teto da capela-mor. Para completar a suntuosidade e a riqueza do conjunto arquitetônico, as pinturas ficaram sob responsabilidade de mestre Ataíde, considerado, ao lado do próprio Aleijadinho, grande expoente da arte colonial brasileira.

TRIUNFO EUCARÍSTICO

No dia 29, a partir das 16h, Ouro Preto vai reviver a maior festa do Brasil no período colonial. Também como parte dos 300 anos de fundação de Vila Rica, a Procissão do Triunfo Eucarístico será recriada exatamente como ocorreu em maio de 1733. De acordo com estudiosos do barroco, nenhum outro acontecimento celebrado em Minas teve tamanho esplendor, requinte de luxo e pompa. Em quase três séculos, esta será a terceira vez que o Triunfo Eucarístico, marco da inauguração da Matriz do Pilar, em 1733, depois de obras de reforma e embelezamento, será reencenado.

De acordo com informações da prefeitura local, desta vez serão cerca de 600 voluntários envolvidos no cortejo, e outras 30 pessoas farão parte da equipe de produção. A Paróquia do Pilar, realizadora do Triunfo Eucarístico em parceria com a prefeitura, fará, durante o evento, a abertura do seu Ano Jubilar – a igreja completará 300 anos em 2012. As irmandades e ordens terceiras também estarão envolvidas, bem como bandas civis, grupos artísticos etc. Entre turistas e moradores, a organização espera atrair entre 15 mil e 20 mil espectadores.


As seis belezes de origem portuguesa


Convento de São Francisco e da Ordem Terceira, em Salvador (BA), Brasil

Ruínas da Igreja de São Paulo, em Macau, na China

Fortaleza de Diu, na Índia

Basílica do Bom Jesus, em Goa, na Índia

Cidade Velha de Santiago, em Cabo Verde

Fortaleza de Mazagão, no Marrocos


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)