Os motoristas que passam pela Savassi, na Região Centro-Sul, de Belo Horizonte devem ter atenção. A partir desta terça-feira, trechos da Avenida Getúlio Vargas ficarão fechados para obras de requalificação da Praça Diogo Vasconcelos, conhecida como Praça da Savassi. As interdições serão feitas nos próximos cinco meses.
As interdições prometem causar bastante confusão no trânsito, como aconteceu no último sábado, quando aconteceu um teste para as obras. Motoristas e pedestres ficaram desorientados com as intervenções feitas pela BHTrans no trecho da avenida situado entre as ruas Fernandes Tourinho e Paraíba.
Confira as mudanças
- A Avenida Getúlio Vargas, será interditada entre Rua Fernandes Tourinho e Rua Paraíba, neste sentido. Os motoristas poderão desviar pela Rua Fernandes Tourinho, Rua Paraíba e retornar a Avenida Getúlio Vargas.
- Os motoristas que trafegam pela Avenida do Contorno, sentido Bairro Santo Antônio/ Avenida Afonso Pena, ao acessar a Avenida Getúlio Vargas devem entrar à direita na Rua Fernandes Tourinho (que terá o sentido invertido), atravessar a Avenida Cristóvão Colombo e depois pegar a Rua Paraíba, que será mão única até a Avenida Getúlio Vargas. No sentido inverso, o trânsito na Avenida Getúlio Vargas não será alterado.
- Os motoristas que trafegam na Avenida Nossa Senhora do Carmo em direção à Avenida Afonso Pena (Praça ABC) pela Avenida Getúlio Vargas, devem acessar a Avenida do Contorno e entrar à direita na Rua Paraíba até a Avenida Getúlio Vargas
Alterações de circulação
Algumas ruas terão alterações de circulação alterados para viabilizar os desvios. Confira:
- A Rua Fernandes Tourinho, atualmente mão única no sentido Avenida Cristóvão Colombo/ Avenida Getúlio Vargas, passa a operar em sentido contrário.
- A Rua Paraíba, entre Avenida Cristóvão Colombo e a Avenida Getúlio Vargas, atualmente mão dupla, passa a operar em mão única no sentido Avenida Cristóvão Colombo/ Avenida Getúlio Vargas.
-Será feita uma abertura no canteiro central da Avenida Cristóvão Colombo, na interseção com as ruas Fernandes Tourinho e Paraíba, para a passagem dos veículos.
A conversão à direita da Rua Fernandes Tourinho para a Avenida Cristóvão Colombo será proibida.
Estacionamento
Será proibido o estacionamento no lado esquerdo da Rua Fernandes Tourinho, entre Avenida Getúlio Vargas e Avenida Cristóvão Colombo. Do lado direito da via, no mesmo trecho, serão implantadas vagas de estacionamento rotativo em paralelo e será mantida a vaga para deficientes.
- Será proibido o estacionamento do lado esquerdo na Rua Paraíba, entre Avenida Cristóvão Colombo e Rua Antônio de Albuquerque, onde atualmente existe área de estacionamento em 45°. Na área de estacionamento em paralelo serão mantidas as áreas de ponto de táxi, de embarque e desembarque e de estacionamento rotativo.
- Será proibido o estacionamento na Rua Paraíba, entre a Rua Antônio de Albuquerque e Avenida Getúlio Vargas em todo o trecho.
Transporte coletivo
Será desativado o Ponto de Embarque e Desembarque da Avenida Getúlio Vargas, entre Avenida Cristóvão Colombo e Rua Paraíba, neste sentido e será criado um ponto na Avenida Getúlio Vargas, entre Rua Paraíba e Rua Rio Grande do Norte, neste sentido. As linhas que serão afetadas são:1170 (Santa Lúcia/ Mangabeiras), 2151 (Vista Alegre/ Serra), 9250 (Caetano Furquim/ Nova Cintra via Savassi), SC02B (Savassi/ Praça Sete via Santa Casa – Praça da Liberdade)
Segundo a BHTrans, cartazes serão afixados no interior dos ônibus e nos pontos de embarque e desembarque para informar aos usuários sobre as alterações.