O controlador estático percorrerá diversas vias da cidade, consideradas pela BHTrans de maior risco, com base em dados de histórico de acidentes e geometria da pistaNo entanto, o aparelho só poderá denunciar os motoristas mais apressados em locais com sinalização completa, que tenham placas de regulamentação de velocidade e placa informativa com os dizeres “fiscalização eletrônica”
A aquisição do equipamento faz parte do contrato que possibilitou a instalação de 50 controladores eletrônicos de velocidade do tipo fixo e que entraram em operação a partir de janeiroDesde 2000, a prefeitura usa radares para fiscalizar os motoristas da capitalAté janeiro de 2005, cinco equipamentos portáteis ajudaram no controle de velocidade em Belo Horizonte
Segundo a BHTrans, o radar estático tem características de grande mobilidade, permitindo a fiscalização de vários trechos críticos da capital ao longo do dia e garantindo mais respeito dos motoristas às velocidades máximas regulamentadasO aparelho passou verificação metrológica no Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais (Ipem-MG), segundo exigência do Inmetro