Com mais de um ano de atraso, começam a operar nesta quarta-feira em Belo Horizonte radares que fiscalizam invasores de faixas exclusivas de ônibusInicialmente, vão funcionar cinco dos 12 aparelhos previstos para a capital, devendo o restante ser instalado nos corredores do BRT (Bus Rapid Transit, sigla em inglês)Quatro deles estão instalados na Avenida Nossa Senhora do Carmo e o outro na Avenida Antônio Carlos Nestes locais, a BHTrans distribui folhetos e fixa faixas de pano para orientar motoristas sobre o funcionamento dos equipamentos.
Instalados no mês passado, os cinco radares foram aferidos pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MG)A homologação dos aparelhos e os locais de funcionamento foram publicados nessa terça-feira no Diário Oficial do Município (DOM)De acordo com a BHTrans, a operação começa nesta quarta-feira, restando apenas a definição de detalhes relacionados à publicidade dos aparelhos, pois, como nunca funcionaram na cidade, é preciso que os motoristas tenham familiaridade com o equipamento.
A falta de fiscalização nestes corredores exclusivos era o principal entrave para o funcionamento das vias rápidas dos ônibus em BHNo Rio de Janeiro, a criação de faixas exclusivas nas duas principais avenidas de Copacabana (Nossa Senhora de Copacabana e Barata Ribeiro) – sistema denominado BRS (Bus Rapid Service, sigla em inglês), numa analogia ao BRT –, apoiada na fiscalização ostensiva, possibilitou maior fluxo no tráfego de táxis e ônibus, tornando-se exemplo para outras cidades brasileiras
Em BH, apesar de as faixas exclusivas terem sido criadas na década de 1990, a falta de fiscalização resulta em desrespeito e o sistema torna-se improdutivoNa Avenida Nossa Senhora do Carmo, o corredor exclusivo, criado em julho de 2009, não é delimitado por barreiras, como nas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado, e somente os agentes de trânsito fazem a fiscalização