Para o engenheiro civil Silvestre Andrade, o sistema de transporte a ser definido pela BHTrans para o Vetor Sul deve ser acompanhado de outras obras, como a do Portal Sul, o braço Leste do Anel Rodoviário e a reativação do ramal Águas Claras, linha férrea entre Nova Lima e a Região do Barreiro, que passa às margens da BR-356 e do Anel Rodoviário“Não se pode pensar o Vetor Sul como únicoEle deve ser tratado como uma rede viária, conectado a outros ramais de trânsito, para que não fique sobrecarregado.”
O Portal Sul consiste em readequações das pistas da BR-356, sob a Avenida Raja Gabaglia, e da alça Belvedere/Savassi; construção de pistas de ligação da BR-356 à MG-030; viaduto e acessos de transposição da BR-356; trincheira e acesso de transposição da MG-030 para a ligação Nova Lima/BH e duplicação da MG-030, no limite da capital com Nova Lima até próximo ao BH ShoppingO Anel Leste, por sua vez, começaria na BR-040, passando por trás da Serra do Curral, até sair na BR-381, em Sabará“Ele permitirá que os veículos do Vetor Sul tenham acesso à parte Leste da cidade sem precisar passar pela Avenida Nossa Senhora do Carmo”, ressaltou Silvestre.
Segundo o assessor de Relações Metropolitanas e Metrô da BHTrans, Tomás Alexandre Ahouagi, a reativação do ramal Águas Claras está sendo avaliado pela empresa que gerencia o trânsito da capital“Parte do ramal está desativada e a outra funcionandoEle é estratégico para ligar uma área muito populosa, que é o eixo Sul, a outra com grande oferta de emprego (Barreiro).”