O presidente da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere, Ubirajara Pires Glória, defende outras obras para aliviar o pesado trânsito do Vetor Sul de Belo Horizonte. Ele critica a falta de planejamento público no tráfego daquela região. Para o líder comunitário, a BHTrans deverá consultar os moradores antes de escolher a melhor opção para o transporte coletivo entre as 11 apontadas por empresa de consultoria. “A participação popular é fundamental. Nós é que vivemos o problema diariamente.”
O Portal Sul consiste em readequações das pistas da BR-356, sob a Avenida Raja Gabaglia, e da alça Belvedere/Savassi; construção de pistas de ligação da BR-356 à MG-030; viaduto e acessos de transposição da BR-356; trincheira e acesso de transposição da MG-030 para a ligação Nova Lima/BH e duplicação da MG-030, no limite da capital com Nova Lima até próximo ao BH Shopping. O Anel Leste, por sua vez, começaria na BR-040, passando por trás da Serra do Curral, até sair na BR-381, em Sabará. “Ele permitirá que os veículos do Vetor Sul tenham acesso à parte Leste da cidade sem precisar passar pela Avenida Nossa Senhora do Carmo”, ressaltou Silvestre.
Segundo o assessor de Relações Metropolitanas e Metrô da BHTrans, Tomás Alexandre Ahouagi, a reativação do ramal Águas Claras está sendo avaliado pela empresa que gerencia o trânsito da capital. “Parte do ramal está desativada e a outra funcionando. Ele é estratégico para ligar uma área muito populosa, que é o eixo Sul, a outra com grande oferta de emprego (Barreiro).”