Nem a disputa da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014, eventos que terão a capital mineira como uma das sedes, faz a prefeitura mudar de ideiaPara a diretora de atendimento e informação da BHTrans, Jussara Bellavinha, não há registros de aumento da demanda por corridas que justifique a ampliação da frotaA única previsão é a publicação de um edital para a concessão de 60 placas para táxis especiais, os chamados táxis turísticos.
O projeto é uma parceria da BHTrans com a Belotur, empresa municipal de gestão do turismo na capitalOs taxistas selecionados serão capacitados para atender os turistas que visitam Belo HorizonteJussara Bellavinha diz que a iniciativa é de "extrema importância para a cidade, mas ainda depende de algumas questões que já estão sendo resolvidasDeve começar a funcionar em breve e será um serviço permanente e não só para a Copa do MundoMas ainda não podemos adiantar muito nesse sentido”, disse.
Demorados e escassos
Quem usa o serviço de táxi da capital entende que o número de veículos deve ser ampliado, pois as dificuldades para usar esse tipo de transporte são crescentes
De acordo com o vice-presidente da Associação dos Taxistas do Brasil (Abratáxi ), Eduardo Caldeira, para atender a demanda da população de Belo Horizonte seria necessário aumentar a frota em no mínimo 30%, pois além do trânsito, o número de corridas cresceu consideravelmente, o que complica ainda mais a situação“Temos a mesma quantidade de táxis em BH há muitos anosE, nesse tempo, a população cresceu, envelheceu, já que esse é um público que consome demais o nosso serviçoIsso sem falar nas pessoas que estão deixando de dirigir por causa da lei seca e também porque não querem enfrentar esse trânsito complicadoSó a BHTrans não vê isso”, alega.