Quem circula de carro de madrugada em Belo Horizonte e avança o sinal vermelho para fugir de possíveis ataques de assaltantes não vai se livrar facilmente da multa de R$ 191,54 (por infração gravíssima) e da perda de sete pontos na carteira
E, depois de escapar da tentativa de assalto, o motorista terá de chamar a polícia e enfrentar a burocracia oficial caso queira se livrar da multaDe acordo com o diretor de ação regional e operação da BHTrans, Edson Amorin, quem avançar o sinal vermelho de madrugada, diante da ameaça de assalto, será obrigado a registrar boletim de ocorrência na Polícia Militar e recorrer à Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) para não ser penalizado“De madrugada, os equipamentos funcionarão normalmente e vão autuar qualquer infrator”, alerta AmorinEle lembra que o aparelho faz uma fotografia panorâmica do ambiente e a BHTrans fornecerá as imagens para confirmar se o motorista estava mesmo correndo risco
No caso de o motorista avançar o sinal para abrir passagem para um carro de polícia ou ambulância, em uma situação de emergência, Edson Amorin explica que as câmeras , além de fotografar os veículos individualmente, também retratam o contexto“É fácil identificar que determinado avanço de sinal, naquele momento, ocorreu por causa de uma situação anormal Nesse caso, os motoristas não serão autuados”, disse o representante da empresa que administra o trânsito na capital, lembrando que são dois sensores instalados no equipamentoO primeiro identifica o veículo e o segundo confirma ao avanço
Atropelamentos
Estudo feito pela BHTrans definiu os locais de instalação dos detectores de avanço de sinal
Até julho de 2012, mais 17 detectores de avanço de sinal serão instalados na cidadeEles vão funcionar em sistema de rodízio, cobrindo 60 pontos já determinados pela BHTrans “Algumas avenidas estão em obras e não adianta implantar o equipamento agora e ter que modificar depois”, disse EdsonAs fotos feitas pelos equipamentos são enviadas imediatamente para uma central, onde são analisadas e processadas
Cerco total
A BHTrans tem fechado o cerco contra os motoristas que desrespeitam os limites de velocidade e cometem outras infrações, com a instalação de vários tipos de equipamentosA cidade conta com 50 radares para flagrar excesso de velocidade, os chamados pardais, além de quatro aparelhos, instalados dia 15, para punir condutores que invadem faixas exclusivas de ônibus na Avenida Nossa Senhora do Carmo, na Região Centro-Sul da capital
“O objetivo da BHTrans é assegurar a mobilidade e a qualidade de vida das pessoas
A discussão a respeito de motoristas multados por avanço de sinal nas madrugadas, que agora chega a Belo Horizonte, também ocorreu em outras cidades onde os detectores desse tipo de infração de trânsito estão em operaçãoConfira como é a situação nessas cidades:
Recife
Desde 2006 as lombadas eletrônicas do Recife ficam desligadas das 22h às 6h, por determinação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)A velocidade média das lombadas varia, dependendo do local, entre 40km/h e 60km/hTambém ficam desligados à noite os fotossensores, que flagram o avanço do sinal vermelhoOs equipamentos são desligados das 20h às 6h.
De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), cerca de 300 dos 637 semáforos da cidade ficam com o sinal intermitente à noiteOs semáforos são colocados em alerta entre 23h e 6h, dependendo da localização do cruzamentoO principal argumento é a segurança dos motoristas, que não param nos sinais com medo de assaltos
Em março de 2010, a discussão sobre o desligamento das lombadas eletrônicas foi retomada após um acidente no Largo do Cabanga, um dos principais acessos à Zona Sul da cidadeUm carro que vinha em alta velocidade capotou e um casal de 15 e 20 anos morreuA lombada estava desligadaApesar do acidente, o TJPE reafirmou o desligamento das lombadas no horário noturno.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a questão foi levada à Justiça, em 2009, quando um motorista recorreu ao Tribunal de Justiça daquele estado para cancelar a multa por avanço de sinalDepois de derrotado em primeira instância, ele acionou o TJRJ e a 17ª Câmara Criminal entendeu que o condutor não deve ser punido porque o local onde foi cometida a infração era perigoso%u201CDiante da violência urbana do Rio, compete ao poder público demonstrar que, no local e horário da multa, oferecia ao cidadão os meios razoáveis de segurançaAlém disso, não havia no momento nenhum carro ou pedestre%u201D, justificou o desembargador relator do caso, lembrando que o motorista alegou que o local é sabidamente perigoso e conseguiu retirar sete pontos que havia ganho em sua carteira de habilitação.
No mesmo ano, a prefeitura da capital carioca tornou mais flexível a aplicação de multas por avanço de sinal das 22h às 6h, divulgando a relação de 49 locais onde os motoristas poderiam ignorar o sinal vermelho na madrugada, mas desde que respeitassem o limite de velocidade definido para a área
Curitiba
No Paraná, desde abril do ano passado, as regras para motoristas que avançam o sinal da meia-noite às 6h ficaram mais brandasA diretoria de trânsito da Urbanização de Curitiba, que administra e fiscaliza o trânsito naquela cidade anunciou que os condutores que avançarem o sinal na madrugada não seriam mais multados, desde que reduzissem a velocidade e verificassem se havia segurança para a travessiaA companhia também se reservou o direito de verificar as imagens do radar, para decidir pela aplicação ou não da multa.
São Paulo
Na capital paulista, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) adota a tolerância zero contra motoristas que avançam o sinal, mesmo de madrugadaNo ano passado, a empresa substituiu radares antigos, que não tinham tecnologia para flagrar motoristas infratores à noite, por equipamentos capazes de identificar quem avança o sinal.