Quem também espera a instalação dos aparelhos são os policiais rodoviários federais responsáveis pela fiscalização no trecho, já que, segundo eles, somente com a balança é possível ser justo ao permitir ou negar a passagemEm alguns casos, motoristas de bitrens e rodotrens até apresentam notas com peso inferior a 60t, no entanto, pela categoria do caminhão, são barrados.
Mas, se depender do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), tanto caminhoneiros quanto policiais ainda vão ter de esperar, pois nem mesmo o órgão, responsável pela rodovia, sabe ao certo se os equipamentos serão instaladosDepois de ter descumprido o prazo para instalação que ele mesmo estabeleceu para quinta-feira, o Dnit ainda vai definir hoje se implanta ou não as balanças.
Segundo o do Dnit, a cúpula do órgão em Minas vai analisar com a Superintendência de Polícia Rodoviária Federal (PRF) a necessidade de instalação dos aparelhosConforme o órgão, o entorno das pontes não tem área preparada para receber as balanças e, por isso, os transtornos podem ser maiores do que hoje, sem os equipamentosTendo em vista o alto de número de carretas para serem pesadas, os congestionamentos poderão ser mais frequentes e ainda mais longos, segundo o DnitSegundo a assessoria, o Dnit já assinou o termo de cessão dos aparelhos com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável pelo empréstimo dos equipamentos.
Absurdo
Enquanto isso, horas a fio e dinheiro são perdidos à beira da estradaNa manhã de ontem, por exemplo, quatro caminhoneiros que viajavam em comboio vindo de Paulínia, a 120 quilômetros de São Paulo, com destino a Ipatinga, no Vale do Aço, calculavam os prejuízos“Chegamos à entrada da ponte por volta das 19h e, como achamos perigoso desengatar as carretas à noite, dormimos no posto
O caminhoneiro Eupídio José Jacaria Ferreira, de 59 anos, que há 38 enfrenta as rodovias brasileiras, criticou a interrupção na ponte e o tratamento dado pelo Dnit aos motoristasOntem, ele foi barrado por um policial rodoviário federal no Posto Beija Flor a poucos metros da travessia“O que estamos vivendo é um absurdoEstão nos tratando como cachorrosNem mesmo nos avisam, nos explicam quem pode e quem não pode passar
E, para quem fiscaliza o tráfego nas rodovias, a situação também não está confortávelDe acordo com o policial rodoviário Jailton Tristão, chefe de equipe no posto da PRF em Sabará, pelo menos três falhas comprometem o trabalho no dia a dia“Não há sinalização que alerta o caminhoneiro que ele precisa pegar o desvio, nem blitzes educativas que informem sobre o motivo da restrição e quem pode passarPor último, estabeleceram uma capacidade máxima de peso para ponte, mas não temos equipamentos para aferir a pesagem”, afirmou.
Além disso, Tristão critica a falta de uma equipe criada especificamente para trabalhar na fiscalização da ponte“Já temos o quadro humano deficitárioTrabalhamos em média com seis funcionários, enquanto deveríamos estar com 13A ponte requer mais atenção, mas não podemos deixar de fazer o policiamento e atender aos chamados do trecho até João Monlevade”
O Dnit informou que as placas foram instaladas em vários trechosO órgão informa que o trabalho estaria a cargo da Confederação Nacional dos Transportes
Entenda o caso
20 de abril
Um dos pilares da ponte sobre o Rio das Velhas, no km-454 da BR-381, cede e a travessia é interditadaVeículos leves são obrigados a passar por desvio em Santa Luzia, enquanto caminhões pesados são orientados a usar a BR–356, passando por Mariana e Ouro Preto.
19 de junho
Pontes metálicas instaladas pelo Exército sobre o Rio das Velhas são liberadasEstruturas têm capacidade para veículos com até 60 toneladasDiante da falta de balanças, carros de passeio, ônibus e caminhões de pequeno porte podem passar, mas carretas ficam restritas ao desvio.
29 de junho
Revoltados com a proibição de atravessar a ponte, motoristas de caminhões de grande porte iniciam um protesto, por volta das 20h, que resultou no fechamento da rodovia por cerca de 15 horas.
30 de junho
Dnit autoriza a travessia para caminhões, mas mantém restrição para carretas bitrens e rodotrens carregadas e veículos de carga com excesso lateral de cargaNo mesmo dia, órgão assina documento em que se compromete a instalar balanças em até sete dias.
7 de julho
Vence prazo estabelecido pelo Dnit e balanças não são instaladas.
11 de julho
Dnit deve se reunir com PRF para avaliar se instala ou não os equipamentos de pesagem