Jornal Estado de Minas

Chefe da PRF em Sabará diz que BR-381 precisa de cirúrgia plástica

Valquiria Lopes
Como tem sido o trabalho de fiscalização depois da interdição da ponte?

Mantemos uma viatura com agentes da PRF posicionada dos dois lados da ponte para barrar os caminhões bitrens, rodotrens e veículos com carga lateral excedente
Essa foi a orientação que recebemos e estamos seguindoMas essa situação que estamos enfrentando com a fonte tem três falhasPrimeiro, porque não há sinalização indicativa de que a ponte está fechada em trechos anteriores aos desvios e aí o caminhoneiro chega desavisado aqui no postoTambém não fizeram blitzes educativas, explicando por que fechou, quem passa e quem não podeE o pior é que há motoristas dos veículos com restrição que nos mostram a nota da carga com valores inferiores a 60 toneladas, mas não podemos deixar passar pela falta de balançaCom o equipamentos, vamos conseguir ser justos com os caminhoneiros e garantir a travessia com segurança.

Qual é o reflexo disso no dia a dia?

Isso tudo deságua no trabalho da PRFDeram uma ordem que está sendo cumprida pela PRF, mas não tivemos nossa estrutura ampliadaEntendo que deveriam ter criado uma equipe de policiais específicos para a ponte, o que não ocorreuPedimos aos motoristas para terem paciênciaEstamos tentando fazer o melhor que podemos com a estrutura que temos
Todo dia está sendo uma luta.

A PRF já havia detectado problemas na estrutura da ponte do Rio das Velhas?

Essa ponte dá problema desde 1994 e, por mais de uma vez, ela chegou a ficar fechadaJá fizemos relatórios periódicos sobre rachaduras e problemas no piso asfáltico, que foram encaminhados à nossa chefia, que por sua vez comunicou o DnitAlgumas obras foram feitas, houve manutenção, mas nada foi feito para resolver de fato o problema.

Essa situação é a mesma para o restante da rodovia no trecho entre BH e João Monlevade?

SimA pista é antiga, é da década de 1950, e hoje tem uma engenharia defasadaO volume e o tipo de veículo que passa nela hoje mudaram muitoSão muito mais carros e carretas com tecnologia avançada trafegando em uma estrada com traçado sinuoso, com problemas no piso asfáltico, com rompimentos de pistaA BR-381 se tornou uma senhora de 60 anos e, como para toda senhora de 60 anos, um simples batonzinho não bastaÉ preciso fazer uma cirurgia plástica pesada.

De que forma isso afeta o trabalho de vocês?

As precárias condições na pista, aliadas ao quadro deficitário de policiais rodoviários no estado, tornam nosso trabalho mais árduo, penosoPor conta do perigo da estrada, temos mais engarrafamentos, acidentes, feridos e mortos e na maior parte do tempo trabalhamos com seis policiais quando deveríamos ter 13Do lado de quem usa a rodovia, os danos sociais e econômicos são enormes, pois o efeito é em cadeia
Motoristas se desgastam em viagens longas e perigosas, enfrentam engarrafamentos, perdem seus compromissos, têm prejuízos financeiros.

Como resolver esses problemas?

Somente com a duplicação da rodoviaSó quando tivermos pistas duplas é que poderemos diminuir o número de tragédias e de mortes.