A Guarda Municipal de Belo Horizonte começou a utilizar pistolas de eletrochoque nesta terça-feira. O equipamento é capaz de paralisar criminosos sem feri-los ou matá-los. Em Minas, os tasers foram repassados pelo Ministério da Justiça. São 545 pistolas, 315 das quais serão entregues à Polícia Militar, 200 para a Guarda Municipal de Belo Horizonte e 30 para a Guarda Municipal de Varginha.
A arma não-letal dispara dardos com alcance de até 10,6 metros que emitem ondas eletromagnéticas capazes de interromper a comunicação do cérebro com o resto do corpo, paralisando o oponente durante tempo suficiente para que ele seja mobilizado. Segundo a assessoria de imprensa da Guarda Municipal de BH, o efetivo foi dividido em grupos que só recebem os tasers depois de passarem por treinamento.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana está analisando estatísticas para definir os locais onde o uso dos equipamentos será necessário. Conforme a Guarda, os responsáveis pela segurança do Parque Municipal e da Rodoviária de BH já usam o taser.