Papai Noel chegou mais cedo para 162 crianças de até 6 anos da Creche Comunitária Sossego da Mamãe, no Bairro Gorduras, Região Nordeste de Belo Horizonte. Além de passar por uma reforma geral, o espaço, atendido pela Jornada Solidária Estado de Minas, programa dos Diários Associados, ganhou nessa terça-feira dezenas de equipamentos novos para a brinquedoteca, que está sendo montada. São bonecas, carrinhos, bolas, brinquedos pedagógicos e bicicletas, que vão completar a alegria da criançada. O material foi arrecadado por funcionários da MRV Engenharia e pelo casal Adriana e Elói Oliveira, que, ao comemorar seus 30 anos de união, abriu mão dos presentes pessoais em prol das crianças de sete bairros carentes atendidos pela creche.
A entrega dos presentes deixou a criançada agitada e emocionou a auxiliar de serviços gerais Josefa Emenergildes da Silva, de 63 anos. Em 1986, ela se uniu a outros moradores do bairro e foi voluntária na construção da creche. “Ficava por conta de peneirar areia. Sou funcionária da creche há 13 anos e já tive filhos, netos e agora bisnetos estudando aqui. Há muitos pais que não têm como alimentar os filhos e aqui as crianças recebem quatro refeições por dia. Várias mães solteiras não teriam onde deixar os pequenos para trabalhar”, disse Josefa.
A creche tem convênio com a prefeitura, mas parte dos gastos fica por conta das doações e contribuição voluntária dos pais, segundo a diretora pedagógica Vanilsa César. Ela lembra que o espaço estava prestes a ser interditado pela PBH por não oferecer condições de abrigar uma creche, mais foi totalmente reformado pela Jornada Solidária Estado de Minas, em parceria com a Associação Municipal de Assistência Social (Amas). “O telhado estava todo quebrado. Quando chovia, tudo ficava inundado e as crianças eram mandadas de volta para casa”, lembra Vanilsa.
Hoje, além do novo telhado e forro, as crianças ganharam banheiros adaptados para a faixa etária, ventilação em sala de aula, entre outras benfeitorias. Todos os cômodos ganharam cerâmica no piso e nas paredes. A área externa recebeu passarela coberta e os alunos não precisam correr na chuva quando mudam de espaço. A cozinha também foi toda reformulada e o berçário ganhou um solário.
Tranquilidade A cozinheira Adriana Guimarães, de 29, tem orgulho de ter o filho João Vítor, de 5, estudando na creche. Outros dois filhos dela já passaram pelo local dos 2 aos 5 anos. “Aqui eles têm dentista, psicólogo, café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. A comida é deliciosa, você percebe só pelo cheiro”, disse Adriana. “As crianças ficam das 7h às 17h. É uma tranquilidade ir trabalhar sabendo que seu filho está em boas mãos”, completa.
Paula Luciana Tomás Pereira, de 30, conta que estudou na creche e hoje trabalha como serviços gerais. “Minha irmã e meu filho também estudaram aqui. Agora, minha filha também. Quem sabe, futuramente, os meus netos?”, disse Paula, lavando o refeitório. Se não fosse a reforma, segundo ela, a creche corria o risco de ser fechada.
Saiba mais
Em benefício das crianças
A Jornada Solidária Estado de Minas foi lançada em 1964 e já beneficiou mais de 1,6 milhão de crianças e 10 mil instituições. Até hoje, a campanha mantém o objetivo de ajudar a melhorar a qualidade de vida de crianças de até 6 anos. Para isso, conta com o apoio direto da sociedade para a arrecadação da verba. As creches beneficiadas são acompanhadas de perto, cumprem metas e prestam contas em relação à contribuição recebida.