A partir das reclamações sobre o pouco tempo para pedestres atravessarem ruas e avenidas de Belo Horizonte, a BHTrans, administradora do trânsito da capital, se comprometeu a reavaliar a programação dos semáforos
Parte do pacote para a Copa de 2014, o chamado semáforo inteligente ficará pronto em setembroAté meados do ano que vem, as avenidas Amazonas e Pedro II também receberão a tecnologia“Por meio de um sistema de leitores de pista ou de câmeras, a estratégia é adequar o plano do sinal para evitar congestionamentosA tendência é o sinal abrir e fechar mais e, com isso, o pedestre terá mais oportunidade para atravessar”, afirma o gerente de Operação Viária da BHTrans, Carlos Cândido Coelho
Mas, antes da implantação da tecnologia, a BHTrans promete revisar os semáforos da capital“Não vou discordar, em alguns locais é preciso melhorarVamos olhar os pontos críticos e verificar nas nossas programações como aumentar o tempo para o pedestre”, diz Coelho, justificando que, na hora de organizar o trânsito, o pedestre não é a única peça em jogo“Temos uma cidade inteira para fazer andar, somos cobrados por essa fluidez”, diz o gerente, que cita os detectores de avanço de sinal recentemente instalados em 23 pontos como um ganho para o pedestre
Dois tempos
A crítica de Terezinha sobre a sincronia dos sinais é a mesma da Associação dos Pedestres de Belo Horizonte“O semáforo em dois tempos é desaconselhávelEle leva a pessoa a correr para tentar atravessar a via de uma só vez”, opina o presidente da instituição, Arthur Vianna, reconhecendo que também há imprudência do pedestreUm exemplo está na Avenida dos Andradas, em frente à Praça da Estação, no CentroSe nas pistas sentido Parque Municipal, o tempo é de 1 minuto e 20 segundos para andar 15 metros, no sentido Cristiano Machado, o mesmo percurso tem que ser cumprido em 15 segundos
O gerente da BHTrans afirma que, caso esse sistema não fosse adotado, a cidade correria o risco de pararMesmo assim, admite que a maioria dos acidentes decorre de situações em que a pessoa começa a atravessar quando o sinal de pedestres está quase fechando“Se ela atravessa no início do verde, não temos esse tipo de problema”, diz