As blitzes da Lei Seca flagraram 16 pessoas dirigindo sob efeito de álcool na madrugada deste domingo, nos Bairros Santa Efigênia, Alípio de Melo, Jardim Montanhês, Centro e Gameleira, em Belo Horizonte. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Defesa Social (Seds), na tarde deste domingo.
Dos motoristas com sinas de ingestão de bebida alcoólica, cinco estavam com mais de 0,33 ml de álcool no sangue, o que é considerado crime, enquanto outros 11 tinham quantidades menores e foram autuados por infração de trânsito. Todos eles, no entanto, tiveram a carteira de motorista e veículos apreendidos e foram encaminhados ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
A polícia fiscalizou 197 veículos, sendo que cinco pessoas se negaram a fazer o teste do bafômetro. Essas receberem multa de R$ 957, 70 e tiveram a CNH recolhida. Outros quatro motoristas estavam dirigindo sem habilitação.
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, quem soprar o bafômetro e apresentar nível de álcool no sangue entre 0,14 e 0,33 miligramas por litro perde o direito de dirigir e ainda recebe multa no valor de 957,70. O motorista que tiver nível de álcool acima de 0,34, além de pagar multa de mesmo valor e perder a CNH, vai responder por crime de trânsito.
O motorista que se recusar a fazer o teste do bafômetro, porém apresentar sinais evidentes de embriaguez, também deverá pagar a multa de R$ 957,70 e perderá o direito de dirigir por um ano.