(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Câmara Municipal pede à PBH dados sobre arrecadação com multas de radares

Vereadores querem saber quanto BHTrans arrecada e onde dinheiro de multas é investido


postado em 16/08/2011 17:14 / atualizado em 16/08/2011 17:46

Os vereadores da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Sistema Viário vão entregar um requerimento à Prefeitura de Belo Horizonte pedindo dados sobre a arrecadação da BHTrans com os radares instalados na capital. Os parlamentares também querem saber onde o dinheiro é investido. A instalação dos equipamentos foi discutida nesta terça-feira em uma audiência pública na Câmara Municipal.

De acordo com o vereador Joel Moreira Filho (PTC), o debate foi realizado na casa com o intuito de melhorar os problemas no trânsito de Belo Horizonte. “Pretendemos diminuir a violência no trânsito da capital e o excesso de radares. Queremos um trânsito mais humano e para isso precisamos conscientizar a população, principalmente com o pacto entre o poder público e a sociedade”, afirma. Para ele, a melhor forma de obter bons resultados é através de campanhas educativas, realizadas pela da BHTrans.

Segundo o órgão de trânsito, em duas décadas, o número de acidentes com vítimas fatais diminuiu de 800 para 262, o que, segundo o vereador, pode cair ainda mais. “Vimos que diminuiu bem, mas os números ainda são muito altos. A perda da vida traz um prejuízo grande para a sociedade e também para o município, pois a maioria das mortes são de jovens que tem uma vida toda pela frente. Fora isso, tem as pessoas que não são vítimas fatais e têm que passar por tratamentos, o que gera um grande investimento na área da saúde”, diz o vereador.

Avanço de sinal

Outra polêmica discutida na reunião foi os radares de avanço de sinal. Os vereadores querem que a BHTrans prorrogue o tempo em que os equipamentos deixam de multar durante a madrugada, que hoje é de 0h às 5h. “O horário tem que ser dilatado, pois às 5h ainda está de noite. Ao invés dos ladrões assaltarem às 2h, eles vão roubar um pouco mais tarde”, explica Joel Moreira. Foram sugeridos também a colocação de agentes de trânsito nos locais onde foram instalados os radares de avanço de sinal.

O requerimento com as solicitações das informações sobre a arrecadação de todos os radares de Belo Horizonte e as sugestões dos vereadores devem ser entregues nesta quarta-feira. Segundo o parlamentar, dentro de 15 dias, a BHTrans deve dar uma resposta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)