A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) confirmou nesta segunda-feira o primeiro caso de dengue pelo vírus tipo 4 no estado. Segundo a secretaria, o caso foi identificado a partir de exames realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e confirmados no último dia 26 de agosto, pelo Instituto Evandro Chagas (IEC),do Pará, referência nacional em arboviroses (viroses transmitidas por mosquitos).
O vírus tipo 4 não é mais perigoso ou letal que as outras variações (1, 2 ou 3). Os sintomas são idênticos – dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, febre, diarreia e vômito – assim como o tratamento. No entanto, esse sorotipo não circulava há pelo menos 28 anos no Brasil e a maior parte da população não teve contato com ele, por isso está desprotegida.
Quando uma pessoa contrai um tipo de dengue cria imunidade a esse vírus, porém pode ser infectada pelos outros tipos. Quem teve dengue tipo 1, por exemplo, pode ser infectado pelo vírus da dengue tipo 2, 3 ou 4. A cada vez que o indivíduo é infectado, maior a possibilidade de contrair uma forma mais grave da doença.
(Com agências)