Uma pane deixou centenas de passageiros do Metrô de Belo Horizonte em pânico na noite desta terça-feira. Durante aproximadamente uma hora eles ficaram trancados e no escuro. O trem, que seguia no sentido Eldorado-Vilarinho, parou logo após a estação Horto, na Região Leste da capital.
“Tinha gente chorando e todo mundo estava desesperado. Uma moça que parecia ter claustrofobia passou mal. Outros passageiros conseguiram abrir a porta para retirá-la do vagão. Outras duas pessoas também passaram mal”, relata a estudante Dayselene Oliveira Abreu, de 30 anos. Ela conta que embarcou na Estação Gameleira, na Região Oeste, às 19h15 e só desembarcou por volta das 20h40.
A estudante reclama que nenhum funcionário foi até o trem prestar qualquer tipo de auxílio aos passageiros. “O maquinista só anunciou, uma vez, que houve falta de luz. Mas estranhamos, porque no sentido contrário passaram quatro trens”, relata.
Segundo Dayselene, entre a Estação Gameleira e a Horto a viagem transcorreu sem qualquer transtorno. “Assim que saiu da Estação Horto o trem parou e as luzes apagaram. Depois o maquinista conseguiu manobrar, afastou da estação e ficou parado longe da estação, no meio do nada”, diz.
A situação só foi normalizada quando outro trem guinchou a máquina que estava parada, retornando-a para a estação Horto. “Muita gente saiu passando mal. Quando desembarquei vi pelo menos três pessoas deitadas no chão. E não havia nenhum funcionário do Metrô lá. Depois de uns dez minutos apareceu um segurança e em seguida chegaram os Bombeiros e o Samu”, ressalta Dayselene.
Por meio de nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) esclareceu que houve perda de tração no trem, gerando a pane. Para garantir a segurança dos passageiros, as demais composições do metrô tiveram a velocidade reduzida até a retirada do trem que estava parado. Com isso, o intervalo entre as viagens aumentou.
A CBTU destacou ainda que em momento algum o serviço foi interrompido, mantendo as demais em via singela (numa unica via), no trecho afetado. No comunicado, a Companhia ainda lamentou os transtornos causados aos usuários e salientou “sua disposição em continuar atendendo aos seus mais 200 mil passageiros diários, com toda a regularidade, segurança e rapidez”.