(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Caminhar afasta doenças cardiovasculares e faz diferença na balança


postado em 18/09/2011 07:09 / atualizado em 18/09/2011 07:18

Para quem é adepto das boas ações, largar o carro em casa e se deslocar a pé pela cidade garante três pontos positivos. Menos um veículo nas ruas faz bem para o meio ambiente, para o trânsito e para a saúde do pedestre. Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) atestam que 30 minutos de caminhada por dia – cerca de dois quilômetros em velocidade de 4km/h a 5 km/h – são suficientes para afastar doenças como infarto, derrame, diabetes e hipertensão, além de emagrecer e fazer um bem danado ao estado de espírito.

De acordo com o médico do Hospital das Clínicas da UFMG Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues, professor titular de fisiologia do exercício, pesquisas mais recentes já apontam que 15 minutos de caminhada diária são o bastante para ajudar na prevenção de doenças. Segundo ele, passo a passo, somente com a atitude de abandonar o carro em casa as pessoas terão ganhos na saúde.

“Qualquer exercício é melhor do que nada e, ao longo da vida, o efeito desse ato será perceptível. Além disso, o trânsito torna as pessoas mais impacientes, doentes do corpo e da cabeça”, constata o especialista. Se a preocupação é com a forma, o médico ainda ensina que em uma caminhada padrão o pedestre perde em torno de 4,5 calorias por quilo a cada hora (veja cálculo). Significa dizer que, andando por uma hora, um pedestre de 100 quilos perde 450 calorias, praticamente o equivalente a um hambúrguer com queijo (em média 520 calorias).

O professor da Academia do Complexo Esportivo da PUC Minas Jarbas de Carvalho Filho lembra que, além de emagrecer, o exercício físico é capaz de liberar endorfina e aumentar a sensação de prazer. “A caminhada é atualmente a atividade física mais praticada no mundo, e além de prevenir doenças, se praticada diariamente, ajuda a diminuir o estresse”, conta. Segundo ele, para deslocamentos no dia a dia não é indispensável substituir o sapato pelo tênis. Mas há um conselho direcionado às mulheres: “O salto alto não é recomendado”.

Decisão

Não há receita para descobrir quando é mais vantagem trocar o carro pelas pernas, de acordo com o presidente da Associação dos Pedestres de Belo Horizonte (Apé). Segundo ele, cada cidadão deve fazer o teste e pôr na balança pesos e contrapesos para avaliar os benefícios de abandonar o veículo. “A pessoa tem que experimentar. Mas andar a pé é muito mais prazeroso. Enquanto na hora do rush os carros estão todos parados e buzinando, o pedestre anda com tranquilidade. Desse jeito, a gente conhece o comércio, as pessoas, a cidade”, defende.

Faça o teste

Como calcular o consumo de calorias ao caminhar

4,5kcal X peso do pedestre X tempo de caminhada (em horas) = quantidade de calorias perdidas

Exemplo: em 1 hora de caminhada, uma pessoa de 100 quilos perde, em média, 450 calorias


O ‘peso’ de alguns alimentos


Refrigerante .............................149kcal
Barra de chocolate pequena..... 128kcal
Iogurte .....................................52kcal
Hambúrguer .......................... 520kcal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)