Jornal Estado de Minas

Novo estudo vai avaliar a situação dos viadutos da capital

Objetivo é apontar quais precisam de manutenção, mas EM já indica diversos danos estruturais em toda a cidade

Guilherme Paranaiba Paula Sarapu

Viaduto no Anel Rodoviário sobre a Avenida Amazonas recebeu reforço nas vigas, mas infiltrações tomam conta da estrutura - Foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press

Três anos depois de atestar que a infraestrutura viária de Belo Horizonte estava com "prazo vencido", o Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco/MG) vai atualizar o estudo no ano que vemA ideia é verificar se houve investimento e manutenção nas estruturas dos viadutos analisados e em quais condições a cidade pretende receber os jogos da Copa'2014À época, a pesquisa também avaliou pontes, passarelas, túneis e trincheirasSegundo o presidente do Sinaenco, Maurício de Lana, técnicos de empresas associadas ao sindicato voltarão a todos os locais“Queremos ver se essa situação mudou”, afirma Maurício.

Enquanto o sindicato não volta a campo, o Estado de Minas percorreu cinco viadutos e atestou que não há o que comemorar quando o assunto é conservação das estruturas suspensasEm alguns casos, mudanças com relação ao relatório produzido em 2008 pelo Sinaenco/MG são visíveis, mas não foram suficientes para dar aos condutores e pedestres a sensação de segurança nesses locaisNo Complexo da Lagoinha, além do Sara Kubitschek, outra estrutura que carece de manutenção e revitalização é a Nansen Araújo, ligação entre o Centro e as avenidas Pedro II e Antônio Carlos

É nesse ponto, inclusive, que está inserido um cenário discrepante no complexo Enquanto a primeira parte do Nansen de Araújo está bem comprometida, com concreto bastante desgastado e trincas na estrutura, a segunda parte, que possibilitou a ligação exclusiva para carros de passeio do Centro à Antônio Carlos, é novaO único defeito são as pichações, que já mancharam a tinta nova no viadutoTambém são comuns os desníveis e a exposição da armadura de ferro, o que já foi atestado em 2008.


O motoboy Eduardo Antunes da Silva, de 36 anos, passa constantemente pelos viadutos da Lagoinha, mas tem medo de acidentes

“Já vi vários motoqueiros caindo dos viadutosAs condições estruturais e do traçado nos levam para uma verdadeira armadilhaÉ preciso ficar atento para não virar estatísticaAlém disso, as estruturas também balançam bastante”.

Estruturas de concreto suspensas no Anel Rodoviário também continuam com problemasEm 2008, o Sinaenco/MG atestou que o viaduto no Anel sobre a Via Expressa, entre os bairros Santa Maria e Alto dos Pinheiros, Noroeste de BH, tinha problemas na contenção lateral e precisava de recuperação urgenteTrês anos depois, a contenção foi feita com uma estrutura de concreto, mas já dá indícios que necessita de manutenção Pedaços de cimento estão se soltandoAlguns desceram o barranco e são uma ameaça, inclusive, a quem passa caminhando pela Via ExpressaAlém disso, o viaduto é um verdadeiro lixão a céu aberto, com resíduos de todos os tiposO matagal também toma conta da estrutura.

O principal problema do viaduto na mesma rodovia sobre a Avenida Amazonas, limite dos bairros Madre Gertrudes e das Indústrias, Oeste, foi corrigido
O relatório de 2008 apontava problemas nas vias de sustentação, com a armação toda expostaAs pilastras já receberam camada de concreto protetora, mas a estrutura em geral continua deteriorada e as infiltrações são comuns no viaduto

Fiscalização

A prefeitura informou, por meio da Secretaria de Administração Regional Noroeste, que vai, hoje, no primeiro horário das equipes responsáveis pela manutenção verificar os problemas para tomar as medidas cabíveis nos viadutos do Complexo da LagoinhaTodas as correções serão incluídas no cronograma de obras da regional

Já a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), informou que está prevista a revitalização do viaduto exclusivo para ônibus que sai da Avenida Oiapoque até a Avenida Antônio CarlosEle é um braço do Viaduto Nansen Araújo e será revitalizado por conta das obras do BRT (Bus Rapid Transit) na área central de BHAs obras estão previstas para começar em março do ano que vem e vão até março de 2013A reportagem não conseguiu contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Tranportes (Dnit) para repercutir os problemas dos demais viadutos