Mais uma ameaça à vida nas rodovias federais. O Programa de Reabilitação das Obras de Artes Especiais (Proarte) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), destinado à recuperação emergencial de pontes, pontilhões e viadutos em más condições de conservação, foi suspenso pelo Ministério dos Transportes. A confirmação da suspensão do projeto, anunciado com alarde pelo governo federal em janeiro, partiu da assessoria do Dnit em Minas Gerais. A informação é de que o Proarte está sendo reavaliado pela nova diretoria do departamento federal e será retomado com outro modelo, mas não há prazo para a realização das obras.
Uma das obras mais urgentes no estado é a recuperação da ponte sobre o Rio das Velhas, na BR-356, em Várzea da Palma, no Norte de Minas. A estrutura é estreita, insuficiente para a passagem segura de dois veículos ao mesmo tempo, e cheia de buracos. Motoristas que trafegam pela rodovia denunciam que acidentes são frequentes. O projeto de reforma da ligação, agora adiado, previa recuperação, reforço e alargamento da estrutura. As obras são esperadas há mais de uma década, já que a última reforma ocorreu há mais de 15 anos.
Além da ponte em Várzea da Palma, segundo o cronograma do Proarte divulgado em janeiro, estava contemplada a recuperação de 13 obras na BR-116, entre elas a ponte sobre o Rio Doce, no km 414, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. A estrutura tem 448 metros de extensão e apresenta problemas sérios de conservação.
Outras obras em estado crítico em Minas estão nas BRs 354 e 365, com sete pontes bastante danificadas, e na BR-452, no Triângulo, onde há um viadutodesgastado. Em princípio, a proposta era executar as obras ainda neste ano, com a publicação do edital no primeiro semestre e o início dos trabalhos em julho, mas, com o cancelamento do programa, quem circula pelas rodovias federais vai continuar correndo riscos.
Quatro anos
A execução do Proarte ocorreria em quatro anos, com a recuperação de pelo menos 500 estruturas em piores condições de conservação ainda em 2011. Além de Minas Gerais, outro estado que sai bastante prejudicado com a suspensão do programa é Alagoas, que tem nada menos que 27 pontes, pontilhões e viadutos precisando de reparos urgentes e incluídos no projeto.
O cancelamento do programa nove meses depois do seu anúncio trará problemas para todas as regiões de Minas. Na BR-040, ligação com o Rio, dois quilômetros separam os viadutos do Areal e São Dimas, perto de Conselheiro Lafaiete, na Região Central. Se entre os dois o pavimento é razoável, cruzá-los é um risco. Com 76 e 54 metros de comprimento, respectivamente, os viadutos têm só sete metros de largura cada, quase a metade do estipulado pelo Dnit como mínimo para as estruturas.
Na BR-116, no km 414, em Governador Valadares, a ponte sobre o Rio Doce iria demandar investimento de R$ 5 milhões. A estrutura tem 448 metros de extensão, quase o mesmo comprimento do aposentado Viaduto das Almas, na BR-040.
Denúncias, demissões e obras empacadas
A crise no Ministério dos Transportes, que até hoje se reflete em cancelamento de obras em todo o país, começou em julho, com denúncias que davam conta de um esquema de superfaturamento em licitações e recebimento de propina de empreiteiros. As irregularidades envolveriam funcionários da pasta e de órgãos como o Dnit. As suspeitas, além de derrubarem o então ministro Alfredo Nascimento, provocaram um efeito dominó que levou ao afastamento ou demissão de mais de 20 pessoas ligadas ao ministério.
OBRAS CANCELADAS
(Primeira fase)
BR-040/MG Viaduto do Areal
BR-040/MG Viaduto São Dimas
BR-040/MG Ponte sobre o Rio São Francisco
BR-153/MG Ponte sobre o Ribeirão São José
BR-153/MG Ponte sobre o Córrego Sobradinho
BR-365/MG Ponte sobre o Rio da Prata
BR-365/MG Ponte sobre o Rio Paranaíba
BR-050/MG Ponte sobre o Rio Tejuco 1
BR-050/MG Ponte sobre o Rio Tejuco 2
BR-050/MG Ponte sobre o Rio Pirapetinga 1
BR-050/MG Ponte sobre o Rio Pirapetinga 2
BR-050/MG Ponte sobre o Rio Uberaba 1
BR-050/MG Ponte sobre o Rio Uberaba 2
BR-452/MG Viaduto sobre o entroncamento BR-050/MG
BR-262/MG Ponte sobre o Rio Quebra Anzol
BR-262/MG Ponte sobre o Córrego Marmelo
BR-262/MG Ponte sobre o Rio Araguari
BR-262/MG Ponte sobre o Rio Lageado
BR-354/MG Ponte sobre o Rio São Francisco (faixa auxiliar)
BR-354/MG Ponte sobre o Ribeirão Santana
BR-116/MG Ponte sobre o Ribeirão Itambacuri
BR-116/MG Ponte sobre o Rio Doce
BR-458/MG Ponte sobre o Rio Doce
BR-116/MG Ponte sobre o Ribeirão Arrozal
BR-116/MG Ponte sobre o Ribeirão Bom Jesus
BR-116/MG Ponte sobre o Ribeirão do Jorge
BR-116/MG Ponte sobre o Ribeirão Conceição (Viaduto Olegário)
BR-116/MG Ponte sobre o Rio Muriaé
BR-116/MG Ponte sobre o Córrego Laranjal
BR-116/MG Ponte sobre o Rio Pomba
BR-116/MG Ponte sobre o Córrego do Nilo (Torta)
BR-116/MG Ponte sobre o Córrego Timbiras
BR-116/MG Ponte Córrego Pirapetinga IV (Calçadinha)
BR-116/MG Ponte sobre o Rio Angu
BR-262/MG Viaduto do Reduto
BR-262/MG Ponte sobre o Rio Casca
BR-381/MG Ponte sobre o Rio Piracicaba
BR-267/MG Ponte sobre o Rio Paraibuna
BR-267/MG Ponte sobre o Rio do Peixe
BR-267/MG Viaduto sobre Ferrovia
BR-267/MG Ponte sobre o Ribeirão das Furnas IV
BR-267/MG Ponte sobre Ribeirão Furnas I
BR-354/MG Ponte sobre Ribeirão do Ouro
BR-460/MG Ponte sobre Ribeirão Abençoado
BR-251/MG Ponte sobre o Rio Jacaré
BR-354/MG Ponte sobre o Córrego Mata-Burro
BR-354/MG Ponte sobre o Córrego Fundo
BR-354/MG Ponte sobre o Córrego Babilônia
BR-354/MG Ponte sobre o Córrego São Bartolomeu
BR-365/MG Ponte sobre o Rio das Velhas
BR-365/MG Ponte sobre o Ribeirão da Flauta
BR-365/MG Ponte sobre o Córrego Segredo
BR-365/MG Ponte sobre o Córrego Vieiras
BR-365/MG Ponte sobre o Rio Espírito Santo
BR-459/MG Ponte sobre o Rio Vargem Grande
BR-459/MG Ponte Sobre Ribeirão dos Porcos
BR-459/MG Ponte sobre Rio das Tronqueiras
BR-459/MG Ponte sobre Rio Piranguçu
BR-491/MG Ponte sobre Rio Sapucaí