O Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte completa 17 anos nesta terça-feira, mas não terá comemorações. O incêndio que atinge a mata do parque desde sexta-feira já consumiu 2,1 mil hectares, o que equivale a 80 % da área total do lugar. O número já é considerado o pior dos últimos oito anos. Em 2003, as chamas consumiram cerca de 60% a 80% da vegetação.
O combate ao fogo continua na tarde desta segunda-feira. Cerca de 120 pessoas trabalham para tentar salvar o pouco de área verde que ainda resta. “Estamos com alguns focos na mata, como sobrou uma pequena fatia do parque, estamos lutando com unhas e dentes para preservar o que ainda temos", explica o gerente administrativo do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, Lauro Tuler. Dois helicópteros auxiliam os brigadistas no combate às chamas.
O incêndio também causou transtornos para cidades vizinhas. O fogo atingiu o sistema elétrico responsável pelo fornecimento de energia para o abastecimento de água da Copasa, o que deixou bairros de Belo Horizonte, Brumadinho, Ibirité e Nova Lima sem abastecimento. Nesta segunda-feira, a companhia informou que o problema foi resolvido na noite de domingo e descartou qualquer risco para o abastecimento de água da região.
Sem motivos para comemorar
O aniversário do Parque Estadual da Serra do Rola Moça não terá festa. Uma série de programações estavam marcadas desde o fim de semana passado, mas o incêndio acabou prejudicando os eventos. "Na sexta-feira, juntamos um grupo de pessoas e fizemos uma atividade de plantio de mudas, mas quando foi ontem (domingo) o fogo passou por esta área e queimou todas as árvores plantadas", lamenta o gerente Lauro Tuler. "Estamos tão abalados que nem paramos para pensar se vamos continuar com as atividades".
Serra do Curral
Outro incêndio castiga a Serra do Curral, no Bairro Mangabeiras, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O fogo que começou no domingo, também assustou os moradores do local. As chamas, que podem ser vistas da Praça do Papa, atingem também a mata do Parque Mangabeiras, um dos principais cartões postais da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, parte do fogo foi controlado e, apenas um foco, numa área de difícil acesso, próximo ao Hospital Hiltom Rocha, ainda persiste. Um helicóptero combate as chamas neste local. Ainda segundo a corporação, cerca de 2,5 mil metros quadrados já foram consumidos.