Saboneteira, pau-formiga, ipê-rosa, ipê-rosado e jatobá. Se no BRT das avenidas Antônio Carlos/Pedro I são imóveis que precisam ser removidos para as obras, na Cristiano Machado as árvores dessas e de outras espécies é que precisam sair do caminho do asfalto, retiradas do canteiro central para a implantação do sistema de transporte rápido por ônibus. Quatrocentos e noventa e nove espécimes serão cortados desde a Estação São Gabriel do Metrô, no bairro de mesmo nome, Nordeste de BH, até o Túnel da Lagoinha, no Centro da cidade.
Na primeira fase das remoções, pelo menos 30 árvores ficaram no meio do caminho, pois só podem ser derrubadas durante o fim de semana, quando o trânsito é menos complicado, já que são necessárias interdições na via. No trecho entre o viaduto de acesso ao Bairro São Paulo, também na Região Nordeste, e o túnel, postes de iluminação também devem ser retirados. Eles serão substituídos por novas estruturas, pois os antigos estão avariados e vão virar sucata.
No caso das árvores, uma equipe trabalha cortando os troncos, enquanto servidores da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) procuram limpar rapidamente as pistas de ônibus. Devido às ações no local, o tráfego para os ônibus está fluindo na pista exclusiva apenas no sentido Centro. Os coletivos que seguem para os bairros usam as faixas destinadas aos carros.
Embora o corte das árvores crie condições para a instalação da aposta da cidade em termos de transporte público para a Copa de 2014, a medida foi recebida com indignação por muitos cidadãos. “Não acho que essa foi a melhor decisão. A sombra das árvores ajudava a refrescar a região e aposto que o BRT não vai resolver o trânsito na Cristiano Machado”, diz o empresário Edmilson Geraldo Esteves. Ele tem uma loja de motos há cinco anos na avenida e não gostou do novo cenário. “Ficou muito estranha a vista sem o verde das árvores. E nestes dias o calor já aumentou bastante”, completa.
O professor Warley Pereira achou desnecessária a retirada das árvores. “A região da Cristiano Machado já é marcada por pouca arborização. Se realmente é necessário cortá-las, deveria haver um projeto de remanejamento dos espécimes”, afirma o professor. Já o vendedor João Carlos Sales, de 35 anos, acredita que a maioria das árvores cortadas são muito velhas e já corriam o risco de cair. “Se a implantação do BRT resolver o trânsito na Cristiano Machado, será melhor ainda”, garante o vendedor.
NOVA ÁREA VERDE
A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que está elaborando um projeto paisagístico com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para ser implantado na Cristiano Machado em substituição às árvores suprimidas durante as obras do BRT. As intervenções na avenida começaram em agosto e a previsão é de que sejam concluídas no primeiro semestre de 2013. O valor investido é de R$ 36,3 milhões em obras como adequação da atual pista exclusiva para operação junto ao canteiro central, implantação de estações de transferência nos dois sentidos e reforma da Estação São Gabriel para adequação ao novo sistema.
Na primeira fase das remoções, pelo menos 30 árvores ficaram no meio do caminho, pois só podem ser derrubadas durante o fim de semana, quando o trânsito é menos complicado, já que são necessárias interdições na via. No trecho entre o viaduto de acesso ao Bairro São Paulo, também na Região Nordeste, e o túnel, postes de iluminação também devem ser retirados. Eles serão substituídos por novas estruturas, pois os antigos estão avariados e vão virar sucata.
No caso das árvores, uma equipe trabalha cortando os troncos, enquanto servidores da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) procuram limpar rapidamente as pistas de ônibus. Devido às ações no local, o tráfego para os ônibus está fluindo na pista exclusiva apenas no sentido Centro. Os coletivos que seguem para os bairros usam as faixas destinadas aos carros.
Embora o corte das árvores crie condições para a instalação da aposta da cidade em termos de transporte público para a Copa de 2014, a medida foi recebida com indignação por muitos cidadãos. “Não acho que essa foi a melhor decisão. A sombra das árvores ajudava a refrescar a região e aposto que o BRT não vai resolver o trânsito na Cristiano Machado”, diz o empresário Edmilson Geraldo Esteves. Ele tem uma loja de motos há cinco anos na avenida e não gostou do novo cenário. “Ficou muito estranha a vista sem o verde das árvores. E nestes dias o calor já aumentou bastante”, completa.
O professor Warley Pereira achou desnecessária a retirada das árvores. “A região da Cristiano Machado já é marcada por pouca arborização. Se realmente é necessário cortá-las, deveria haver um projeto de remanejamento dos espécimes”, afirma o professor. Já o vendedor João Carlos Sales, de 35 anos, acredita que a maioria das árvores cortadas são muito velhas e já corriam o risco de cair. “Se a implantação do BRT resolver o trânsito na Cristiano Machado, será melhor ainda”, garante o vendedor.
NOVA ÁREA VERDE
A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que está elaborando um projeto paisagístico com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para ser implantado na Cristiano Machado em substituição às árvores suprimidas durante as obras do BRT. As intervenções na avenida começaram em agosto e a previsão é de que sejam concluídas no primeiro semestre de 2013. O valor investido é de R$ 36,3 milhões em obras como adequação da atual pista exclusiva para operação junto ao canteiro central, implantação de estações de transferência nos dois sentidos e reforma da Estação São Gabriel para adequação ao novo sistema.