Um suposto caso de sarampo mobiliza a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em Belo Horizonte. O caso foi registrado na madrugada desta segunda-feira na Unidade de Pronto Atendimento (UPA ) Venda Nova e está sendo investigado.
De acordo com a SMS, a vítima é um francês de 34 anos de idade, oriundo de uma cidade onde há transmissão da doença. No Brasil, o Ministério da Saúde considera o sarampo uma doença já erradicada, pois não há evidência mais da transmissão sustentada da doença, graças à vacinação gratuita.
O francês, segundo a SMS, apresentava sintomas compatíveis com o de sarampo. Ele foi isolado em uma área da UPA e, posteriormente, transferido para o Hospital Eduardo de Menezes, refência no ratamento de doenças infecto-contagiosas.
Segundo a SMS, uma das primeiras providências adotadas foi verificar as pessoas com quem o paciente teve contato, consultando o histórico de vacinação delas. Aquelas que não estiverem com a vacina em dia serão vacinadas.
Ainda segundo a SMS, o funcionamento da UPA foi mantido normalmente. Os profissionais que lá trabalham que não estavam com a vacina em dia também serão imunizados.