Apesar de nenhum paciente ter dado entrada nessa ssxta-feira nas unidades de saúde da cidade com sintomas sugestivos de meningite, Cordeiro afirma que mantém o estado de alerta até pelo menos o fim do mês. A data corresponde ao prazo de 10 dias do período de incubação desde que o último caso foi registrado, o que ocorreu no dia 18. O receio de contaminação pode ainda suspender outra festa esperada pela população da cidade. Marcado para os dias 3, 4 e 5 de novembro, o carnaval temporão de Congonhas ainda está sob análise e pode também ser cancelado caso o cenário da saúde se reverta na cidade e novos casos sejam identificados. “Sabemos que essas medidas são consideradas antipáticas pela população, mas são necessárias. O cancelamento da festa do Parque da Cachoeira foi comunicado pelo rádio. Contamos com a compreensão de todos”, afirma Cordeiro. Para a festa de carnaval fora de época, cujos ingressos estão sendo vendidos, a expectativa é de que cerca de 7 mil pessoas compareçam a cada dia de evento.
O quadro de saúde dos dois pacientes que tiveram meningite em Congonhas – um menino de 7 anos e a jovem I.C.M., de 19 anos – está estável, conforme o secretário. Eles permanecem internados em hospitais de Belo Horizonte até pelo menos na semana que vem, quando devem receber alta. Apesar de estar doente no dia do seu aniversário, comemorado hoje, a jovem não está triste. De acordo com a mãe dela, a dona de casa Maria Isabel do Carmo, “estar bem já vai ser um presentão!”. Ela conta ainda que ao ver a filha em estado tão grave na terça-feira temeu que algo mais sério ocorresse com ela. “Tive medo de que ela ficasse com sequelas. Foi um grande susto para todos em casa”, disse.
Vacinação
Enquanto Congonhas se previne da meningite, Ouro Branco se mobiliza para conter o surto da doença. Nessa sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu as primeiras 7 mil doses da vacina da campanha de bloqueio contra a meningite. Outras 15 mil doses serão disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Saúde ao longo da ação. O medicamento começa a ser aplicado na segunda-feira, 24, nas 10 unidades de saúde do município, entre às 8h e às 16h e a expectativa é de que cada posto receba pelo menos 250 pessoas por dia para serem imunizadas até o fim da vacinação em 4 de novembro. Ao todo, aproximadamente 22 mil pessoas com idades entre 4 e 30 anos devem ser vacinadas.
Nessa sexta-feira, representantes da Saúde de Ouro Branco se reuniram para montar o esquema da vacinação, que vai contar com o apoio da Polícia Militar e de funcionários da Secretaria de Estado da Saúde. “Teremos pelo menos um policial em cada posto de vacinação para evitar que pessoas de outras cidades não cadastradas no município ou que estiverem fora da faixa etária queiram se vacinar”, afirmou o secretário municipal de Saúde de Ouro Branco, Hideraldo Belini.
Ele disse ainda que, apesar de haver uma reivindicação por parte de pessoas de idades diferentes da estabelecida para a vacinação, não crê que haja tumulto ou confusão no decorrer do processo. “Também continuamos tentando mais 13 mil doses junto ao Ministério da Saúde para que toda a população seja imunizada. O estoque de 22 mil doses foi o que conseguimos junto à Secretaria de Estado da Saúde, mas não desistimos”, garantiu. Dos 18 pacientes que estavam internados nessa sexta-feira, quatro tiveram resultado de exame negativo para meningite. Eles devem permanecer no hospital até passar o período de encubação da doença, de 10 dias.
FUNCIONÁRIOS VOLTAM PARA CASA
Os cerca de 500 funcionários que deixaram seus postos na empreiteira Paranasa, prestadora de serviço para a Gerdau, em Ouro Branco, estão progressivamente deixando a cidade. Oriundos de estados do Nordeste do país, os carpinteiros, pedreiros, armadores e serventes que estavam na cidade trabalhavam na expansão da empresa especializada na fundição de aço. Conforme a Paranasa, mais de 200 já viajaram em oito ônibus na quinta-feira. O restante seria distribuído em três ônibus que partiriam nessa sexta-feira e dois que deixariam a cidade hoje. Como as rescisões podem durar até segunda-feira, alguns terão que viajar na semana que vem. O processo de contratação de novos empregados está aberto.