A empresa Estrutura Engenharia e Construção Limitada vai recorrer da determinação da Justiça que deu o prazo de 24h para a construtora fazer obras de reestruturação no Edifício Vale dos Buritis. O prédio, localizado no Bairro Buritis, na Região Oeste de Belo Horizonte, está interditado pela Defesa Civil desde o último sábado devido ao risco de desmoronamento. Todos os moradores tiveram de deixar o local.
De acordo com o advogado da empresa Jove Silmar Guerra Bernardes, a construtora ainda não recebeu qualquer notificação ou intimação. Ele voltou a afirmar que as avarias do edifício foram provocadas por problemas na rua, que não têm rede de drenagem. Esse fator, segundo a empresa, contribuiu para que a água da chuva penetrasse por baixo do passeio e comprometesse a estrutura do prédio.
Ao determinar a estruturação do edifício, o juiz Alexandre Quintino, da 16ª Vara Cível de Belo Horizonte, considerou que “fatos novos”, ocorridos no fim de semana, causaram o aumento das trincas na estrutura e, consequentemente, o risco para os moradores, uma vez que o prédio tornou-se “impróprio para habitação”, segundo laudo da Defesa Civil. O magistrado também determinou que o perito, já indicado para avaliar os danos ao imóvel, dê continuidade aos trabalhos de verificação, bem como fiscalize e auxilie a obra de reestruturação do prédio.
Especialista afirma que características do solo do Bairro Buritis favorece os desabamentos. Veja: