Quase 6 mil pessoas já foram vacinadas contra a meningite em Outro Branco, Região Central de Minas. A campanha emergencial de vacinação, iniciada nessa segunda-feira, tem como objetivo conter o surto da doença no município, que já tem sete casos e três mortes confirmados neste ano. A expectativa da prefeitura é imunizar 22 mil pessoas, com idade entre 4 e 30 anos, até o dia 4 de novembro.
A vacinação acontece entre as 8h e as 16h em toda a rede pública de saúde da cidade. De acordo com informações locais, a espera na fila para ser vacinado é em média de 2h, mas em algumas unidades de saúde chegou a 6h.
Alerta
O surto da doença foi identificado no dia 14 de outubro, quando uma pessoa morreu e outras quatro tiveram diagnóstico confirmado da doença. Ao todo, 18 pessoas foram internadas com sintomas da infecção, mas, de acordo com a prefeitura, apenas cinco ainda não tiveram alta.
Com medo do contágio, a população da cidade tem aderido à campanha. Dezenas de pessoas chegaram a formar fila na madrugada para garantir a dose da vacina. Muitos que não se enquadram na faixa-etária determinada como público-alvo da vacinação se demonstram preocupados.
A explicação do secretário municipal de saúde, Hideraldo Belini, para restringir o grupo de vacinados está fundamentada em critérios técnicos. “A análise dos casos dos últimos anos mostra que não tivemos pessoas com mais de 30 anos com meningite. E para as crianças abaixo de 4 anos, a vacina está disponível no calendário oficial de vacinação”, diz. Além disso, o secretário admitiu que não haveria doses suficientes em estoque para todos os 35 mil moradores de Ouro Branco.
As autoridades de saúde buscam identificar de onde veio o “paciente zero”, aquele que levou a bactéria causadora da doença para a cidade. Há suspeita de que seja um trabalhador, que migrou do Nordeste do país para o município mineiro.
Histórico de meningite
Ouro Branco
2008- 1 caso
2009 - não houve registro da doença
2010 - 2 casos
2011 - até outubro 18 casos suspeitos, 7 confirmados, 3 mortes
Minas
2010 - 139 casos, 33 mortes
2011 - 110 casos, 23 mortes
Brasil
2011 – 9.788, 939 mortes
(Com informações de Valquíria Lopes)