Exames confirmaram ontem mais um caso de meningite em Ouro Branco, na Região Central, a 116 quilômetros da capital. A Secretaria de Saúde do município não informou detalhes sobre o paciente, que é um morador local. Agora já são seis pessoas infectadas pela doença na cidade, uma das quais um jovem de 19 anos, que morreu. Há ainda cinco pacientes com suspeita de contaminação, internados nos hospitais da Fundação Ouro Branco e Municipal Raimundo Campos.
Ontem, foi o segundo dia de vacinação de bloqueio da meningite no município, tendo sido imunizadas 3.359 pessoas. Em relação ao primeiro dia, foram 850 moradores a mais. A meta, até 4 de novembro, é vacinar 22 mil pessoas com idades entre 4 e 30 anos. O secretário municipal de Saúde, Hideraldo Belini, disse que a prefeitura pretende conseguir novas doses para imunizar outros 13 mil moradores.
O surto de meningite deixou moradores de Ouro Branco alarmados, desde que foi confirmada a terceira morte por causa da doença este ano. Um homem, de 19, funcionário da empreiteira Paranasa, que prestava serviço para a Gerdau Açominas, não resistiu à contaminação de uma meningite C. As outras duas mortes ocorreram em agosto.
Segundo informações da SES, entre janeiro e outubro de 2011, foram notificados 793 casos de meningite no estado, dos quais 117 evoluíram para o óbito. A meningocócica é uma infecção bacteriana grave que afeta as meninges, membranas que recobrem o sistema nervoso central. Quando isso ocorre, configura a meningite meningocócica. Se evoluir para um quadro de infecção generalizada, é chamada meningococcemia.