A doença que assustou os moradores de Ouro Branco, na Região Central de Minas, é mais comum do que a população pode imaginar. A cidade vive um surto de meningite, doença causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Um balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostra que, em 2011, foram notificados 844 casos da doença em Minas Gerais, sendo que 123 pessoas morreram. Desses registros, 119 foram da doença meningocócica, mesmo tipo que provocou três mortes em Ouro Branco e 25 no estado. No ano passado, foram 1.181 ocorrências e 140 mortes no estado. Nesse total, foram contabilizados, 139 contaminados pela meningocócica com 33 mortes confirmadas.
Nesta terça-feira foi confirmado mais um caso de meningite em Ouro Branco. A Secretaria de Saúde do município não informou detalhes sobre o paciente, que é um morador local. Agora já são seis pessoas infectadas pela doença na cidade. Outras cinco seguem internadas nos hospitais da Fundação Ouro Branco e Municipal Raimundo Campos com suspeita de contaminação.
Até essa terça-feira, 3.359 pessoas foram imunizadas em Ouro Branco. A meta é vacinar 22 mil moradores com idades entre 4 e 30 anos até 4 de novembro. O secretário municipal de Saúde, Hideraldo Belini, disse que a prefeitura pretende conseguir novas doses para imunizar outros 13 mil moradores.