A Justiça deu um prazo de 72 horas para o estado de Minas Gerais se manifestar sobre a ação civil pública impetrada pela promotora da Curadoria de Saúde de Conselheiro Lafaiete, Danniele Vignoli Guzella Leite, pedindo uma campanha de vacinação contra a meningite C em nove municípios próximos a Ouro Branco, na Região Central do Estado. Na semana passada, foi confirmado um surto da doença na cidade. Já são sete casos e três mortes confirmados neste ano no município. Nesta quinta-feira, a secretaria de Saúde de Conselheiro Lafaiete confirmou que um morador da cidade está com meningite.
O município ligou o sinal de alerta depois que um menino de 6 anos de idade apresentou os sintomas da menigite C. A criança começou a passar mal na segunda-feira, quando foi levada ao Hospital São Vicente. Na terça-feira, a unidade médica constatou que os sintomas são compatíveis com a doença. Imediatamente ele foi transferido para o Hospital João Paulo II, antigo CGP, em Belo Horizonte. Nesta quinta-feira, a secretaria de saúde de Conselheiro Lafaiete confirmou que o garoto está com meningite, mas ainda não se sabe qual o tipo da doença.
Procurada pelo em.com a Secretaria Estadual de Sáude afirmou que ainda não foi notificada pela Justiça.
Imunização
Enquanto a vacinação não acontece em outras cidades, em Ouro Branco ela segue em ritmo acelerado. Somente em quatro dias, cerca de 10 mil pessoas já foram imunizadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, até as 15h desta quinta-feira, 9.719 moradores já haviam sido vacinados.
Depois de avaliar o primeiro dia de vacinação na cidade, na segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu aumentar para 400 doses o total de vacinas aplicadas por dia nas 10 unidades de saúde da cidade. Na sexta-feira, Dia do Servidor Público, a vacinação ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde, de 8h às 16h. Também foi definido que a vacinação será estendida para o sábado, 29, no mesmo horário. No dia 2 de novembro, feriado de Finados, os postos estarão fechados.