A Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Branco, na Região Central de Minas Gerais, afirmou nesta terça-feira que o surto de meningite na cidade foi controlado. Apenas em outubro, nove casos da doença foram confirmados no município e uma pessoa morreu. Em 2010, foram contabilizadas três vítimas fatais na cidade.
Mesmo com a confirmação da secretaria, a vacinação em Ouro Branco continua sendo realizada. Até esta terça-feira, 13.388 pessoas e 1,5 mil estudantes e servidores da Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ) foram imunizados. A ação continua até a próxima sexta-feira. Nesta quarta-feira, não haverá vacinação por causa do feriado de finados.
Prazo para o Estado
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou nesta terça-feira que ainda não recebeu a intimação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para se manifestar sobre o pedido de uma campanha de vacinação contra meningite C em nove municípios próximos a Ouro Branco, na Região Central de Minas Gerais. A ação foi proposta pela promotora da Curadoria de Saúde de Conselheiro Lafaiete, Danniele Vignoli Guzella Leite. A Justiça deu um prazo de 72 horas, após o recebimento da intimação, para o Estado se manifestar.
A promotora propôs a ação, devido ao surto da doença na cidade de Ouro Branco, vizinha a Lafaiete. O argumento é de que a imunização é necessária, já que trabalhadores da construtora Paranasa, terceirizada da Gerdau Açominas que estavam em Ouro Branco quando começou o surto da doença, moram em cidades vizinhas, como Conselheiro Lafaiete.