A ânsia das pessoas que embarcam, nessa situação, se sobrepõe ao que manda o bom senso e a regra que fica pintada no piso de uma das estações onde mais passageiros se aglomeram à beira do embarque, a Vilarinho: “Deixe sair para depois entrar”A confusão envolve homens, mulheres e idosos“A gente começa a sair e precisa desviar para o canto, senão a turma que entra te empurra de volta para o trem”, afirma o aposentado Alberto Gonçalves, de 65 anos.
Ao longo das estações, os trabalhadores, estudantes e aposentados enfrentam mais incômodosVeja no quadro ao lado as deficiências e perigos dos locais de embarque e desembarque de passageiros.
Em sete estações o telhado é feito de amiantoAlém de o material ser considerado cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma não haver nenhum limite seguro de exposição, o produto é perigoso por “poder contaminar devido ao “desprendimento das fibras em função do envelhecimento dos materiais, mudanças de temperatura, intempéries, processos abrasivos de limpeza, entre outras causas”
A falta de sanitários também é críticaEles só estão presentes em três locaisNa Estação Eldorado, onde o serviço custa R$ 0,20, na São Gabriel, em que é preciso descer até a parte destinada à integração com os ônibus, e na Vilarinho, onde há um banheiro químico sujo e malcheiroso para os homens e dois para as mulheres.
CADEIRANTES
Se as pessoas que não têm dificuldades para se deslocar enfrentam obstáculos nas estações belo-horizontinas, quem precisa usar cadeiras de rodas, muletas e portadores de deficiência visual passam por desafios ainda maioresApenas nove dessas plataformas têm pisos táteis para orientar quem tem baixa visão ou não enxergaEles precisam ser guiados pelos seguranças e funcionários.
Ir e voltar do trabalho, para o auxiliar administrativo José Wander Maas Souza Júnior, de 26 anos, que precisa de uma cadeira de rodas para se mover, é uma ginástica que deixa os braços dormentes“As rampas em espiral desgastam muito a genteAs calçadas para chegarmos até as estações são todas esburacadasSe passar por lá, posso cairPrefiro ir pela rua, desviando dos carros mesmo”, afirma.
Quando o metrô se alinha na plataforma, José Wander espera a multidão passar por ele e vai sozinho até a última portaOs passageiros se apertam o quanto podem para que ele caiba
RAIO X
Meio de transporte vital em Belo Horizonte tem problemas como falta de banheiros e extintores inoperantes nas estações
Passageiros
5 milhões
é o número de passageiros de metrô por mês
40% deles, ou 2 milhões,
usam a integração com o sistema de ônibus
7,5 mil
viagens são realizadas mensalmente
Estações (Linha 1)
Vilarinho*, Floramar, Waldomiro Lobo, 1º de Maio, São Gabriel*, Minas Shopping, José Cândido da Silveira*, Santa Inês, Horto, Santa Tereza, Santa Efigênia, Central*, Lagoinha* (Rodoviária), Carlos Prates, Calafate, Gameleira, Vila Oeste, Cidade Industrial, Eldorado* (Contagem)
(*) Integração com o sistema de ônibus
Situação das 19 estações
7 permitem integração com os ônibus
3 são equipadas com banheiros
6 têm bebedouros
9 possuem piso tátil
2 o ferecem rampas internas para deficientes
6 são ligadas por rampas externas para deficientes
10 telefones públicos estavam inoperantes
6 possuem escadas rolantes
1 escada rolante estava parada
13 elevadores funcionavam
2 elevadores não estavam operantes perigos
20 extintores estavam inoperantes
15 indicavam necessidade de recarga ou zero de conteúdo
5 locais para extintores estavam vazios
2 caixas de mangueiras de incêndio não continham o equipamento
Fontes: CBTU, Estado de Minas