(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

DER põe em operação 26 radares nas rodovias estaduais mineiras


postado em 06/11/2011 07:36

A partir da meia-noite de hoje, motoristas que trafegam por rodovias estaduais da Grande BH e regiões Central, Zona da Mata, Alto Paranaíba, Triângulo, Noroeste e Sul de Minas devem pisar mais leve no acelerador, pois correm risco de serem multados por excesso de velocidade. Entram em operação 26 radares, totalizando 183 em estradas sob a jurisdição do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG).

Com movimento muito grande de veículos pesados, MG-424, na Grande BH, vai ganhar mais um radar(foto: Cristina Horta/EM.D.A/Press)
Com movimento muito grande de veículos pesados, MG-424, na Grande BH, vai ganhar mais um radar (foto: Cristina Horta/EM.D.A/Press)
Mais importante do que punir infrações é reduzir acidentes com mortes. De janeiro a agosto deste ano, foram 734 acidentes em rodovias estaduais, nos quais 886 pessoas morreram, de acordo com dados da Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais (PMRv). Em oito meses, os números já superavam em 44% o total de acidentes registrados em todo o ano passado, com 508 batidas e atropelamentos. O índice de óbitos teve acréscimo de 55% em relação a 2010, quando foram computadas 572 mortes.

Até o fim do ano, serão 196 equipamentos nas MGs. De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), os novos radares são para “aumentar a segurança nas rodovias estaduais, reduzir os custos de transporte e ampliar o escoamento da produção mineira, por meio de de uma malha viária suficiente, adequada e segura”. Um dos equipamentos foi instalado no km 22,5 da MG-424, entre Pedro Leopoldo e Matozinhos. A velocidade máxima permitida no local é de 60km/h. No km 16 da MG-133, em Tabuleiro, Zona da Mata, o limite de velocidade é o mesmo e também haverá radar. Ao todo, serão 15 novos equipamentos na Zona da Mata, dois no Alto Paranaíba, três no Sul, três no Triângulo e dois na Região Nordeste.

ESTUDO TÉCNICO O DER-MG fez um estudo técnico nas rodovias para identificar os locais com maior incidência de acidentes, para definição dos pontos de fiscalização. Os radares são aferidos pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), órgão credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), e em conformidade com as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo a Setop, também estão implantadas 72 praças de pesagem com balanças, para controle do excesso de peso nas cargas transportadas, além de investir em educação para o trânsito, com capacitação de 712 professores da rede de ensino fundamental e médio, e fiscalização do transporte de passageiros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)