Jornal Estado de Minas

Multidão se amontoa nos pontos de ônibus de BH

Mateus Parreiras
No Centro da capital, a espera pelo ônibus da linha 4988 (Sabará/BH) é tensa em ponto da Rua Rio de Janeiro
Às 16h, os passageiros tentam se alinhar no estreito abrigoVárias filas paralelas são organizadas, algumas tão longas que dobram quarteirão“Prefiro perder dois ou três ônibus do que embarcar e ficar em pé”, lamenta Cristiana Oliveira, de 61 anos, que trabalha n Bairro Carmo.

A cena mostra por que BH ocupa a quarta posição em mobilidade urbana, ao lado de Salvador, de acordo com pesquisa da ONG Mobilize BrasilO motivo de a cidade não ter um rendimento pior se deve ao fato de que 70% da frota têm acesso para deficientes, como elevadoresNa Rua Rio de Janeiro, o pipoqueiro Raimundo Pena, de 54, é testemunha de muitas brigas“Tem gente que perde 40 minutos e até uma horaQuando a fila anda, mais pessoas compramÉ triste ver todos os dias tanta gente sofrendo para voltar para casa”, disse.

Dois pontos à frente, na Rua dos Caetés, tanto o 4988 quanto o 3503, já chegam com os assentos ocupadosUma multidão corre e se aglomera nas portas dos dois veículosA ânsia de embarcar e pegar um lugar menos congestionado dificulta o desembarque preferencial de mães com bebês de colo, grávidas, idosos e doentes.

Mesmo com mais veículos nos horários de pico, a BHTrans não consegue evitar aglomerações
O trânsito intenso do horário de pico – entre as 6h30 e as 8h e das 17h30 às 19h – não permite que os carros extras cheguem aos pontos juntosSem baias ou marcações de parada, a multidão de passageiros se desorienta sem saber onde pegar o seu ônibusO 3503, por exemplo, só tem três baias, em seus 47 pontos, e o 4988, duas nas 41 áreas de embarque e desembarque, sendo que um dos coletivos simplesmente ignorou o recuo na Avenida Cristiano Machado e parou para recolher passageiros no meio da via“Esse é um instrumento importante, de segurança, para evitar que o trânsito seja prejudicado pela parada do ônibus e que o passageiro precise embarcar na rua”, avalia o pelo professor Paulo César Marques da Silva, da (UnB).

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Abandono
A estrutura de concreto antiga e aberta, com chão de brita e terra, numa curva da Estrada do Gaia, em Sabará, parece mais um edifício abandonado do que uma rodoviária ou estaçãoNão fossem os ônibus da linha 4988, que ficam estacionados ali e pegam passageiros na rua em frente, o primeiro ponto da linha que mais transporta passageiros na Grande BH, é um pouco o retrato da precariedade no Centro Histórico da cidade e no corredor da Cristiano Machado até o Centro de BHSão 306.350 pessoas, mensalmente, que se sujeitam a um serviço onde um terço das calçadas com pontos são estreitas.

Num dos abrigos, antes do Bairro Nações Unidas, a reforma da MGC-262 enterrou o abrigo na brita e resíduos de asfalto revolvido