Para alguns moradores, restou a decepção. O Bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, não foi incluído na lista de bairros a serem contemplados pelo Orçamento Participativo Digital (OP Digital) e frustrou as expectativas de muita gente. O presidente da Associação dos Moradores do Santo Antônio (Amorsanto), Gegê Angelino, vai reapresentar, neste sábado, à Polícia Militar, o pedido para instalação de câmeras de vigilância nas ruas de um dos bairros mais tradicionais da capital. A demanda é por segurança na Praça Cairo, na Avenida do Contorno com Pudente de Morais e na Barragem Santa Lúcia, no bairro vizinho.
Atualmente, mais de 350 câmeras vigiam as ruas de BH e de mais 10 municípios mineiros. Na capital, a primeira fase do Olho Vivo implantou 72 equipamentos no Centro, Barro Preto e Savassi. Elas foram instaladas por meio da parceria entre a PM, Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), PBH e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH).
Votação
Os moradores de BH poderão votar nas obras do OP Digital a partir de segunda-feira pela internet (www. pbh.gov.br/opdigital) ou num dos mais de 400 pontos públicos de votação apoiados por monitores nos telecentros, escolas municipais e outros órgãos da prefeitura. Serão instaladas ainda quatro tendas de votação, sendo duas na Praça Sete, uma no Parque Municipal e outra na Praça Francisco de Assis, na Pampulha.
A unidade móvel da Prodabel ficará disponível e passará por três regiões durante o período de votação, que será encerrado no dia 11 de dezembro. Até o dia 27, a unidade móvel ficará em frente à PUC Barreiro (Avenida Afonso Vaz de Melo, 1.200) e, do dia 28 ao dia 4 de dezembro, será a vez da Região de Venda Nova, em frente ao Shopping Norte (Avenida Vilarinho, 1.300). De 5 a 11 de dezembro, ela estará na Estação BHBus São Gabriel (Avenida Cristiano Machado, 5.600).
Para votar, é preciso ser maior de 16 anos, eleitor de Belo Horizonte, informar número do título de eleitor e do CPF, além de um e-mail para receber a confirmação do voto. Caso a pessoa não tenha um endereço eletrônico, a prefeitura vai disponibilizar no site do OP Digital o link para o cadastro do e-mail. O cidadão também deve informar gênero e faixa etária e pode votar em até nove empreendimentos, sendo um por região. Cada computador poderá registrar a participação de até 50 eleitores, mas, para isso, é preciso se cadastrar no site.