(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas está sob alerta de temporais até domingo

Chegada de uma frente fria no estado indica possibilidade de muita chuva


postado em 22/11/2011 06:00 / atualizado em 22/11/2011 07:43

 

Várias regiões de Minas estão sob alerta geral geral com a previsão de temporais desta terça-feira a domingo. Municípios do Oeste e Triângulo devem enfrentar tempestades nesta terça-feira à noite, com  rajadas de vento. O aviso foi repassado nessa segunda-feira pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) a diversos municípios.

O diretor de Comunicação da Cedec, major Edylan Arrudas, também deixou sob aviso cidades da Zona da Mata, Leste, Sul e Região Central, que devem ser atingidas nesta quarta-feira por chuvas fortes. “A partir de agora, teremos um período maior de chuva e com mais intensidade. As pessoas devem ficar preparadas”, disse o oficial.

Segundo meteorologista Ruibran dos Reis, uma frente fria, procedente do Rio Grande do Sul, chega nesta terça-feira a Minas. Sacramento, Uberaba e Araxá estão entre as cidades que devem ser mais afetadas. Não há previsão de temporal para a capital.

Outro alerta é para quem mora nos vales do Mucuri e Jequinhonha, por onde passará a frente fria entre quinta-feira e domingo. Teófilo Otoni, Rubim e Almenara estão na rota dos temporais. “Os municípios devem se preparar.  Quem mora perto de córregos e rios deve ficar atento ao nível da água e deixar suas casas em caso de emergência. Quem mora em áreas com risco de deslizamentos também deve ficar atento aos sinais de desmoronamento ”, disse o major.

Morte nas águas

A segunda morte em Minas provocada por tempestades na temporada chuvosa atual foi reconhecida nessa segunda-feira pela Cedec. Poliane Alves de Oliveira, de 27 anos, desapareceu durante temporal na tarde de sábado nas águas do Córrego Figueirinha, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. O Corpo de Bombeiros faz buscas para localizar o corpo.

Segundo testemunhas, moradores estavam perto das margens do córrego, que deságua no Rio Doce, e o nível da água subiu rapidamente. Duas vítimas foram arrastadas, mas uma delas  foi resgatada com vida.

A primeira morte no estado, em consequencia da temporada chuvosa foi registrada em 28 de outubro, em Reduto, Zona da Mata. Edmardo Pereira, de 43, trafegava de moto por uma estrada vicinal e foi atingido por um eucalipto que caiu durante o temporal. O motoqueiro eletrocutado em BH não entra na estatística, pois a descarga elétrica foi depois do temporal.


São francisco 
O início do período chuvoso preocupa também famílias  às margens do Rio São Francisco, no Norte de Minas, diante da possibilidade de cheias na barragem de Três Marias, mas, segundo a Cemig, a represa está com 59,17% do seu volume total de água.
 



Chuvas em Belo Horizonte


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)